Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa, no dia 1º de setembro, do evento Bem Estar Global. A iniciativa é uma realização da Rede Globo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e Ministério da Saúde, que percorre diversas cidades do país oferecendo serviços que promovam saúde e qualidade de vida. A caravana estará no aterro do Lago Igapó, das 8 às 14 horas, desenvolvendo ações educativas para a população e, em especial, para portadores e pessoas com suspeita de doenças hepáticas.


A coordenadora em Saúde do Adulto da SMS, Juliana de Oliveira Marques, afirmou que no evento, a Prefeitura irá disponibilizar testes rápidos para detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV. “A promoção à saúde e o trabalho de prevenção é um dos pilares da Secretaria, por isso estamos sempre abertos a participar de eventos que levem informação e conscientização para a população”, destacou.


Segundo Juliana, a oferta de testes rápidos durante o Bem Estar Global é uma forma de contribuir para o diagnóstico precoce, como parte de um trabalho de prevenção. “O procedimento total leva de 40 minutos a uma hora, aproximadamente. No início do atendimento, é feito aconselhamento para a pessoa que está fazendo esse teste, e após a conclusão do exame, essa conversa é retomada com base no resultado obtido. É importante orientar quanto aos comportamentos de risco, incentivando hábitos saudáveis e de prevenção, como o uso de preservativos”, explicou.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acrescentou que as parcerias entre o poder público e a sociedade civil organizada são muito importantes, inclusive para a aproximação com a população. “Nós vemos com bons olhos essas iniciativas, em especial quando se trata de ações de prevenção e promoção da saúde, como esse evento propõe. Por isso, aceitamos prontamente o convite de fazer parte desse projeto, disponibilizando uma equipe da SMS para fazer os testes rápidos de hepatite, e nutricionistas do NASF com ações de orientação para a população”, citou.


Machado considera que a oferta do teste rápido é uma forma de qualificar os diagnósticos de hepatite. “Para os casos que forem identificados, com resultados positivos nos testes, daremos o direcionamento para que esse paciente continue o tratamento dentro do SUS, nos locais de referência”, acrescentou.

De acordo com a enfermeira de Epidemiologia da 17ª Regional de Saúde, Rosangela Menezes, também participam do evento as secretarias municipais de Cambé, Ibiporã e Rolândia, além da Sociedade Brasileira de Infectologia e o SESI. “Serão realizadas várias ações durante o evento. E dentro dessa parceria vamos focar, em conjunto, na questão das hepatologias, em especial na hepatite B e C crônica, pois são doenças infectocontagiosas e silenciosas. A pessoa pode desenvolver os sintomas muitos anos depois do contágio”, frisou.

Rosangela explicou que o teste rápido para hepatite trata-se de uma ação de triagem, e o serviço será oferecido às pessoas que são suspeitas de terem as doenças. “A abordagem envolve a orientação sobre formas de contágio, prevenção e tratamento. É uma ação de muita responsabilidade, que exige profissionais qualificados. E por isso solicitamos a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, que são capacitados e fazem esse serviço diariamente”, disse.

O Município também irá disponibilizar uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que, juntamente com um profissional de Nutrição do Cismepar e médicos que integram a SBH, darão orientações para o cardápio e alimentação de pessoas com problemas de fígado, como hepatite e cirrose hepática. “Estarão no evento médicos especialistas, residentes e internos, trazendo orientação específica quanto à manifestação clínica da doença, quais os cuidados e tratamentos, entre outras questões”, contou a enfermeira.

Outras entidades da sociedade civil organizada também estarão presentes no evento, que será transmitido ao vivo durante o programa Bem Estar, a partir das 10 horas.

Números – Dados divulgados pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da SMS mostram que, no período de 2010 a 2016, Londrina teve um aumento na incidência de casos de hepatites virais, saltando de 220 notificações em 2010, para 320 casos em 2016.

Durante todo o ano passado, foram registradas 203 notificações de hepatite B, e 117 para hepatite C. E a faixa etária mais acometida é de pessoas com idade acima de 35 anos, sendo que 61% dos casos registrados em 2016 são de pessoas do sexo masculino.

Os testes rápidos são oferecidos na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, na Alameda Manoel Ribas, nº 1. Gestantes podem fazer o teste na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, que fica na Rua Jacob Bartolomeu Minatti, 350, Vila Casoni.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.