Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 150 pessoas foram convidadas a participar da ação que visa chamar atenção da população para o combate ao transmissor da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma caminhada contra o Aedes aegypti amanhã (9), a partir das 8h30. O ponto de encontro será no Calçadão de Londrina, entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e a Pernambuco, onde os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) levarão os participantes de seus grupos de atividades.

Antes de iniciar a caminhada, 11 profissionais da Saúde, de diferentes regiões da cidade, farão o alongamento com cerca de 150 pessoas. Logo após, o grupo deve caminhar pelas ruas Minas Gerais, João Cândido e retornar pela São Paulo. Ao final da caminhada, haverá uma barraca explicativa sobre o mosquito, na Avenida Paraná, 347. A intenção é que as atividades prossigam até as 11h30.

Na barraca, haverá exposição fotográfica dos trabalhos realizados pelos agentes municipais de endemias, larvários, maquetes e exemplos de lixo que podem ajudar na proliferação do Aedes aegypti. Assim, as pessoas que passarem pelo calçadão vão obter mais informações sobre a dengue, a zika, chikungunya e a febre amarela, que são as endemias transmitidas por esse mosquito.

A educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, lembrou que a região central da cidade obteve o maior Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), com 5.81%, por isso é importante chamar a atenção daquela comunidade. “Vamos tirar as dúvidas da população, chamar a atenção dos pedestres e apresentar a questão dos cuidados no combate ao mosquito e na prevenção das doenças que ele transmite, principalmente porque o índice de infestação na região está alto e os moradores e comerciantes precisam ajudar”, explicou.

A ação faz parte do Dia de Ação e Combate ao Aedes, marcado para todo dia 9. Ela é uma parceria das Unidades Básicas de Saúde da região, com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), SESC e Rádio Igapó.

Ações - Desde o início do ano até o momento, os agentes de endemias realizaram 37 atividades que incluem palestras, treinamentos em empresas, divulgações e ações com a comunidade como a caminhada contra a dengue. Além disso, eles fizeram o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, onde inspecionaram 9 mil imóveis de 185 localidades da área urbana, fizeram os trabalhos de rotina com as vistorias a domicílios e os bloqueios com fumacê em áreas com casos de dengue confirmados.  

Disque Dengue - O morador que presenciar casas e terrenos com lixo descartado de forma irregular pode denunciar através do 0800 400 1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou, na Guarda Municipal, pelo 153 e, na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), pelo (43) 3379-7900.

Já os empresários que desejarem agendar uma visita de um agente de endemias para palestras e treinamento de colaboradores no combate à dengue, podem telefonar no (43) 3372-9427, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.