Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para fortalecer as ações municipais desenvolvidas em prol das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), estabelece em março a “Campanha Mês da Mulher: o cuidado começa na infância”. A finalidade é intensificar as campanhas de prevenção oferecidas pela rede municipal.

Uma delas é a Campanha Nacional contra o HPV, que começa na segunda-feira (9) e vai disponibilizar a 1ª dose da vacina a crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Lilian de Fátima Nellessen, os pais devem compreender que essa é uma vacina como outra qualquer. “No caso da vacina contra o HPV não é diferente. Busca-se a prevenção para que as meninas tenham imunidade, como é feito com outras doenças”, afirmou.

No dia 14, sábado, as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo das 8 às 17 horas (exceto UBSs das regiões rurais) para a realização da vacina contra o HPV.

Trabalho intensificado - As UBSs também reforçarão a Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, intensificando agendamento de exames de citologia de colo de útero (Papanicolau) e exames clínicos das mamas com possível agendamento de mamografia. Tais exames são ofertados, principalmente, para mulheres que estão com atraso em seus exames e encontram-se na faixa etária de risco, de 25 a 64 anos, para o câncer de colo de útero, e de 50 a 69 anos para câncer de mama.

Durante o mês de março as UBSs vão intensificar o trabalho de prevenção, seguindo a demanda de cada unidade. O objetivo é favorecer mulheres trabalhadoras.

As mulheres devem ir ao posto mais próximo de sua casa e agendar o horário dos preventivos. Para a vacinação não é preciso marcar antecipadamente.  Os temas “Câncer de Mama e Colo de Útero” e “Importância da vacina do HPV” também farão parte de atividades de educação em saúde nos espaços de sala de espera das unidades de saúde.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.