Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Meta é aplicar cerca de 135 mil doses da vacina tetravalente em pessoas de 15 a 27 anos; campanha será realizada de 3 a 31 de março

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia hoje (3) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina, que prossegue até 31 de março. A abertura será às 10 horas, no Instituto de Educação de Londrina (IEEL), na Rua Brasil, 1047. A solenidade vai contar com a participação de representantes de instituições de saúde do Município e da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

A meta do Município é aplicar cerca de 135 mil doses da vacina tetravalente durante a campanha, que tem como público-alvo pessoas na faixa etária de 15 a 27 anos de idade. Para que isso seja possível, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da zona urbana e rural, vão realizar a vacinação. Para ser vacinado, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

Além do atendimento nas UBSs, haverá equipes volantes fazendo a vacinação em pontos diversos como escolas estaduais, universidades, terminais de ônibus e outros espaços públicos da cidade. Cada unidade de saúde irá oferecer a vacina de acordo com seu cronograma de atendimento próprio.

A coordenadora de Imunizações da SMS, Sônia Fernandes, alertou sobre a importância da campanha no sentido de ampliar a imunização e impedir que o vírus da dengue circule em grande escala no Município, afetando a população. “A vacina tetravalente é uma medida de prevenção segura e eficaz contra a dengue. Ao receber a dose da vacina, as pessoas ficam muito mais protegidas, pois sua eficácia é de cerca de 95% nos casos graves de dengue”, enfatizou.

Sônia ainda ressaltou que a intenção é tentar vacinar as cerca de 35 mil pessoas que já receberam a vacina durante a primeira etapa da campanha, encerrada em setembro de 2016, e incentivar todas as pessoas que ainda não foram vacinadas a procurar os pontos de vacinação.

As empresas e instituições interessadas em agendar a vacinação contra a dengue para seus colaboradores, em seus espaços de trabalho, podem se cadastrar no portal da Prefeitura de Londrina, pelo banner “Vacina da Dengue”, disponível na página principal www.londrina.pr.gov.br.

No calçadão – Para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde também irá realizar, no sábado (4), das 8h30 às 17 horas, a aplicação da vacina no calçadão. Uma barraca será instalada próxima à Avenida São Paulo.

Sobre a vacina - As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.