Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instituição, sindicatos e empresas se unem para fabricar e doar maior quantidade possível de equipamentos de proteção, como luvas e máscaras

Para garantir que a crescente demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, não vão deixar os profissionais de saúde desprotegidos durante a pandemia da covid-19, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e indústrias de diversos setores canalizam os processos de produção desses materiais e doam às unidades de saúde em todo o país.

Em vários estados, o SENAI já produz dentro de suas unidades esses itens. No Pará, por exemplo, a instituição pretende fazer a entrega de mil unidades até o fim do mês, que serão distribuídas em hospitais, clínicas e centros de saúde de Santarém, Altamira, Marabá e Castanhal, por exemplo.

O diretor regional do SENAI-PA, Dário Lemos, conta que a expectativa é de que toda a entrega seja finalizada o quanto antes. “Estamos sempre trabalhando para amenizar toda essa situação que se alojou no mundo e aqui no Brasil com uma intensidade maior. Nós estamos fazendo o possível para diminuir essa falta de manutenção e de equipamentos nos hospitais”, afirma.

Já em Minas Gerais, o setor têxtil entrou forte na luta contra o novo coronavírus. Empresas de Uberlândia também desenvolvem ações para produzir e doar EPIs e inibir o avanço da pandemia. A empresa de confecção “Cândida Maria”, associada ao Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest/MG), disponibilizou sua estrutura para auxiliar no corte de 1,5 mil jalecos e cinco mil máscaras. O material será destinado aos profissionais de saúde da cidade.

O proprietário da empresa, William Pires, conta que enxergou uma maneira de ajudar ao perceber que o Hospital das Clínicas de Uberlândia tinha muito material para produzir máscaras e capotes, mas não tinha um volume de produção eficiente. 

“Eles tinham um saldo grande de TNT e faziam um corte de aproximadamente 120 peças por dia. Com os nossos equipamentos, conseguimos cortar tudo em três dias. O que eles levaram dois meses para fazer, nós fizemos em apenas dois dias”, revela Pires. 

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) também ajudado a direcionar empresas do setor na produção de equipamentos de proteção individual, com cartilhas e orientações sanitárias. 

Edital de inovação 

Para reduzir o desabastecimento desses e de outros insumos de saúde, o SENAI investe, em nível nacional, em projetos destinados a prevenir, diagnosticar e tratar a covid-19 que sejam de aplicação imediata. Por meio do edital de inovação para a indústria, as propostas podem abordar temas como a ampliação do número de respiradores e o desenvolvimento de testes de detecção do vírus e de equipamentos de proteção individual (EPIs) que possam substituir máscaras, luvas e sabonetes. 

“A nossa atuação será no suprimento desses problemas, como os testes rápidos para a detecção da doença. No isolamento, ter uma gama ampla desses testes vai ser de grande importância, bem como a fabricação de ventiladores (respiradores)”, afirma o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi. 

Para participar do edital de inovação, as proposições podem ser realizadas por meio do WhatsApp, no número (61) 99628-7337 ou pelo e-mail combatecovid19@senaicni.com.br.

As iniciativas do SENAI e dos sindicatos fazem parte da campanha nacional “Indústria contra o coronavírus”, que também conta com a participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e das Federações das Indústrias dos 26 estados e do DF. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais de cada entidade e pelo site portaldaindustria.com.br.

Marquezan Araújo/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.