Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria De Serviços Complementares De Saúde (DSCS), está promovendo nesta quinta-feira (26) a apresentação da nova diretriz de atendimento de emergências psiquiátricas e capacitação técnica de servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o atendimento ao portador de transtorno mental ou em uso de substância psicoativa, nas situações de emergência.

O curso de capacitação técnica está sendo realizado em parceria com o Núcleo de Educação em Urgências da Gerência do SAMU. São duas turmas participantes, compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do SAMU. Cada turma terá 8 horas de treinamento, e o curso prossegue nesta sexta-feira (27). O curso está sendo feito no Hospital Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte), na rua Odilon Braga, 199.

A nova diretriz de atendimento de emergências psiquiátricas foi elaborada em conjunto pela DSCS, SAMU e 17ª Regional de Saúde. De acordo com a gerente de Saúde Mental da DSCS, Carine Pinheiro Ferreira, o processo foi apresentado há cerca de dois meses, e desde então os servidores estão sendo capacitados quanto aos novos procedimentos, fortalecendo a rede de atenção psicossocial.

Carine ressaltou que foi um ganho muito importante. “O SAMU é porta de entrada de muitos casos de psiquiatria, que é uma área muito complexa, subjetiva, e que exige um olhar diferenciado por parte dos profissionais da emergência. E esse novo procotolo vem ao encontro dessa necessidade, trazendo uma regulação mais efetiva, que permite que o paciente seja melhor assistido, e receba uma atenção específica à necessidade dele”, disse.

Segundo o enfermeiro do Núcleo de Educação em Urgências e um dos organizadores do evento, Douglas Mouro, na capacitação é repassado o controle de sinais e sintomas, e a avaliação clínica e psiquiátrica, por meio da qual se diferencia se é um caso de atendimento neurológico ou psiquiátrico. “Os participantes também discutem sobre o álcool e drogas: quais os sintomas, a abordagem, principais patologias causadas por essas substâncias, como transtorno de humor e esquizofrenia, e o manejo do paciente, que é priorizado na seguinte ordem: verbal, com diálogo; químico, pela administração de medicamentos; e físico, que é a contenção, feita apenas em último caso”, ressaltou.

Mouro explicou que uma das vantagens da nova diretriz é a troca de informações entre as redes de saúde. “O que facilitou muito é a comunicação entre os serviços de atendimento. A proposta é melhorar o atendimento ao usuário portador de transtornos mentais ou usuário de substâncias psicoativas, pois é um assunto que as pessoas trabalham com frequência, mas não discutiam sobre ele. Quem vai tratar esses casos primeiro é a emergência clínica, no caso o SAMU, por isso estamos fazendo essa capacitação. E futuramente pretendemos ampliar isso para outros serviços de saúde”, explicou.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.