Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo de estimular hábitos alimentares mais conscientes e promover a educação nutricional da faixa etária de 5 a 15 anos, o Sesi no Paraná lança nesta semana o projeto Turminha Sesi Cozinha Brasil – Educação Nutricional para Criança. Elaborado com linguagem e metodologia direcionadas para a realidade do dia a dia desta faixa etária, o projeto tem uma carga horária de 6 horas durante as quais serão desenvolvidas atividades ligadas à alimentação e degustação de receitas preparadas com a ajuda dos próprios alunos. “Os hábitos mais enraizados na vida de qualquer adulto são aqueles iniciados na infância. Por isso e, pelo fato de que a população brasileira vem passando por uma transição nutricional, caracterizada pelo declínio da desnutrição e aumento da obesidade, sentimos a necessidade de trazer a questão alimentar também para o âmbito escolar”, explica Vera Coimbra, coordenadora do projeto Cozinha Brasil do Sesi no Paraná.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009, uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos estava acima do peso. Entre os adolescentes, a obesidade também apresentou uma tendência ascendente, originada na predominância de uma alimentação densamente calórica, rica em açúcar e gordura e reduzida carboidratos complexos e fibras. “Por meio da educação conseguimos transformar a sociedade, se focarmos também na educação alimentar, temos grandes chances de desenvolver adultos mais saudáveis”, ressalta Vera.

Os pais e educadores também serão envolvidos no projeto. Ao final de cada turma, eles participarão de palestras que direcionarão para a continuidade do trabalho sobre o tema. “Educação pressupõe um processo contínuo, nosso projeto é uma semente que dá aos pais, professores e alunos a oportunidade de refletir sobre o tema, mas que precisa de continuidade e da participação da família para produzir bons frutos”, ressalta a coordenadora do Cozinha Brasil no Paraná.

Inicialmente o projeto será desenvolvido nas escolas Sesi de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Em médio prazo a metodologia poderá ser disseminada para outras redes de educação.

Sobre o Cozinha Brasil

Criado em 2004, o Sesi Cozinha Brasil oferece cursos de educação nutricional aos trabalhadores das indústrias e seus familiares e à comunidade em geral, levados em unidades móveis (caminhão adaptado) ou em unidades fixas ou semifixas.

Um dos fundamentos dessa tecnologia social é o aproveitamento integral dos alimentos, que orienta para o uso de partes não convencionais, tais como cascas, talos e sementes, que normalmente seriam descartados.

O programa está implantado em todos os Estados e, desde seu início, já beneficiou cerca de dois milhões de pessoas, em mais de dois mil municípios brasileiros. No Paraná, onde começou a funcionar em 2005, o Cozinha Brasil já capacitou quase 46.000 mil pessoas, por meio de cursos realizados em parceria com indústrias, prefeituras e outras organizações, em 123 municípios. A tecnologia social Sesi Cozinha Brasil já está implantada, também, em Moçambique, Uruguai, El Salvador e em fase de implantação em Honduras e Guatemala.

Asimp/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.