Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Saúde 04/05/2018  07h15

Sintomas ocultos o Estresse

Estresse ainda é uma doença que não é facilmente identificada, principalmente quando as conquistas pessoais e profissionais parecem ser constantes. Porém, o excesso de tempo dedicado ao trabalho pode trazer consequências danosas para a saúde, para isso, a psicóloga e coach de carreira Adriana Vicco aponta alguns sintomas ocultos que o estresse pode causar no dia a dia do trabalho.
Isolamento social

Sintomas: A vida profissional toma conta de todo o seu tempo e muitas vezes não consegue fazer uma única refeição por 40 minutos sem tocar no celular ou para contatar alguém e resolver uma pendência ou responder alguma solicitação.
O que ocorre: Além da sobrecarga de trabalho, será também demandado por reclamações da família, amigos e todos que o cercam. Não existirá válvula de escape para se libertar dos problemas, o que pode ser um grande gerador de estresse.
Doenças recorrentes

Sintomas: Se a pessoa não para o corpo a faz parar. O estresse por excesso de trabalho se torna algo físico, e pode diminuir a imunidade fisiológica sendo assim fica mais fácil estar suscetível a gripes e resfriados, problemas estomacais e tendo inclusive frequentes dores de cabeça. Mesmo após uma longa noite de sono, a fadiga permanece.

O que ocorre: Esta é uma das maneiras que o próprio cérebro encontra para que o corpo possa se reestabelecer, incluindo a diminuição de informações que chegam ao cérebro. O excesso desse tipo de estresse é responsável pela liberação de uma substancia chamada Cortisol, ela pode causa perda de massa óssea a longo prazo.

Tristeza constante

Sintomas: Um sentimento muito comum é a falta de alegria e nenhum sentimento de realização. Tudo parece pesado e cansativo. A vontade de fugir de tudo e de todos é constante, quer ter um isolamento sem explicação, não tem esperança, não se sente reconhecido, acha que é rejeitado e injustiçado.

O que ocorre: Há uma percepção de excesso de doação e pouco reconhecimento, se isso se junta a uma baixa liberação de serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar e  felicidade, pode desencadear uma grave depressão.

Agressividade

Sintomas: Explode por qualquer motivo, tem pouca capacidade de ouvir, não tem paciência de negociação,  grita, fala alto e é sarcástico.
O que ocorre: O excesso de ação agressiva também libera o Cortisol, um dos efeitos mais rápidos de serem observados é a perda da memória e aprendizado.
“Grande parte das pessoas só identificam o estresse quando ele chega a um estágio avançado, porém o nosso corpo dá sinais que podem nos ajudar a criar alternativas mais saudáveis.” Conclui a coach. Para ela, algumas dicas simples podem ajudar a evitar a entrar em um estado de estresse:  *Não Guardar Ressentimentos *Aprender a falar sobre o seu sentimento e opinião *Aprender a ouvir com mais atenção *Aprender a dizer NÃO a algumas demandas de trabalho e *Investir em esportes e principalmente em autoconhecimento, para que entenda como você é afetado com as demandas a que se expõe e como poderia melhorar o que não está bom.

Adriana Vicco é graduada em Psicologia, Pós Graduada em Administração Geral, atuou nas áreas de Recursos Humanos principalmente em Treinamento e Desenvolvimento, Proprietária da AVicco Consultores - melissa@agenciag3.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.