Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instituição mobiliza população paranaense em uma força tarefa contra o mosquito Aedes aegypti e em uma competição de eliminação de foco

Na segunda-feira (31), o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR deu início à segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. Trata-se de uma ação de conscientização e uma competição entre municípios, uma espécie de game, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná.

Para frear os casos de dengue no estado – que segundo o último período epidemiológico de agosto de 2020 a julho de 2021, foi de 27.889 casos, 325 casos severos e 32 óbitos –, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR convida a população a agir, olhar ao seu entorno e identificar onde pode ser um possível foco do mosquito e eliminá-lo.

A estratégia principal da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do Sesc PR. Para cada ação haverá uma pontuação. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida.

Na primeira edição da campanha, em 2021, os 3.128 paranaenses, de 249 municípios,  engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Como participar

Qualquer pessoa, independentemente da idade, mas residente no Paraná, pode participar da campanha. Para isso é necessário fazer o download gratuito do aplicativo Sesc PR nas lojas App Stores e Play Store. Depois de abrir o aplicativo Sesc Paraná, basta clicar no ícone do canto superior esquerdo, habilitar a opção Contra a Dengue, fazer a inscrição do usuário e registrar a participação.

Neste ano além da participação individual é possível inscrever uma equipe, inclusive  instituições de ensino cadastradas no MEC também serão aceitas como participantes, e serão uma categoria especial dentro da participação das equipes.

Dinâmica dos pontos

A cada foco do mosquito eliminado o participante ganha um ponto e há uma classificação a ser conquistada. Com 50 pontos obtidos, o participante se torna um aprendiz; com 200, agente; com 1.000, detetive; com 5.000, inspetor e, ao atingir 10.000 pontos, comissário.

Para as equipes, os níveis e os pontos são diferentes. Quando a equipe atingir 200 pontos, torna-se aspirante; com 2.000, elite; com a conquista de 7.000 pontos, mestre; com 20.000 pontos, guardião e ao atingir 50.000 pontos, supremo.

Não há custos nem limite de idade para participar. A ideia é juntar forças para deixar o Paraná livre do mosquito, que além da dengue transmite a Febre Amarela Urbana, Febre Chikungunya e a Zika. No site www.sescpr.com.br/contradengue, o público poderá ter acesso a mais informações sobre a campanha.

Asimp/ Sesc PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.