Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O transplante de vários órgãos abdominais na mesma cirurgia será viável por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre os governos brasileiro e argentino

Um acordo entre Brasil e Argentina permitirá que brasileiros tenham acesso ao transplante multivisceral (substituição de pelo menos três órgãos abdominais) e de intestino pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de cooperação técnica que dá início a esse processo foi firmado entre o ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, e o ministro da pasta da Argentina, Daniel Gustavo Gollan, durante a Assembleia Mundial de Saúde, que ocorreu nesta semana em Genebra (Suíça).

Um dos principais eixos será a vinda de médicos argentinos experientes com a técnica, que realizarão o treinamento dos profissionais brasileiros. A expectativa é que a cooperação esteja em funcionamento nos próximos meses. “O acordo permite a transferência de tecnologia da cirurgia de transplante multivisceral para o Brasil, fundamental para a ampliação do acesso”, afirmou Chioro. A metodologia permite que pacientes com indicação para o procedimento possam receber de uma só vez estômago, duodeno, intestino, pâncreas e fígado, retirados em conjunto, de um único doador. A Argentina já realizou mais de 40 cirurgias desse tipo, sendo reconhecida pela sua capacidade técnica no transplante multivisceral.

São exemplos de pacientes candidatos aos transplantes múltiplos: pacientes com doença hepática crônica com trombose das veias que drenam os intestinos; aqueles com insuficiência intestinal crônica (doença conhecida também como SIC – Síndrome do Intestino Curto) que tiveram necessidade de nutrição parenteral por um longo prazo; os submetidos a múltiplas cirurgias abdominais devido a doenças; e pacientes com tumor que atinja a região da raiz do mesentério, artérias e veias, com metástase no fígado.

Em 10 anos, País praticamente dobrou número de transplante

O Brasil já realiza transplantes de coração, córnea, rim, pâncreas, pulmão, fígado, pele, ossos e medula óssea, sendo o maior sistema público de transplantes do mundo. Em uma década, o País praticamente dobrou o número de transplantes, saltando de 12.722 cirurgias, em 2003, para 23.457, em 2013. Também quadruplicou (crescimento de 328%) o repasse no período, de R$ 327,8 milhões, em 2003, para R$ 1,4 bilhão, em 2013. Apenas para transplantes de rim, em 2013 foram realizados 5.288 procedimentos e 122 de rim/pâncreas.

Atualmente, 95% dos procedimentos são realizados pelo SUS. A rede brasileira conta com 27 Centrais Estaduais de Transplantes (em todos os estados e Distrito Federal), além de Câmaras Técnicas Nacionais, 510 Centros de Transplantes, 1.113 equipes de Transplantes e 70 Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Entre 2010 e 2014, houve aumento de 4,9% na quantidade de serviços habilitados pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes no País, passando de 740 para 776.

Memorando de entendimento

O texto firmado prevê diversas ações, como a promoção de intercâmbio de informação técnica sobre projetos, programas e experiências nas diferentes áreas de saúde; desenvolvimento de programas de intervenção em saúde; organização de campanhas e de visitas de profissionais e especialistas; realização de atividades de capacitação e de habilitação, como oficinas, seminários e conferências; transferência de tecnologia para promover o abastecimento interno de medicamentos e insumos; e promoção da participação comunitária.

Além de transplante com foco em multiviscerais, os acordos poderão abranger várias outras áreas de interesse mútuo: atenção básica, vigilância de doenças infecciosas e crônicas, prevenção de doenças, promoção da saúde, emergências de saúde, recursos humanos em saúde, ações de implementação do Regulamento Sanitário Internacional (2005) e transferência de tecnologia para o abastecimento interno e insumos. Outras áreas poderão ser identificadas e priorizadas futuramente por meio de acordo entre as partes.

Portal Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.