Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Terceira confirmação de Covid-19 em Tamarana: praticar distanciamento social e fugir dos boatos são atitudes fundamentais para o momento

A Secretaria municipal de Saúde recebeu neste fim de semana a confirmação laboratorial de um novo caso de Covid-19 em Tamarana. Trata-se de uma servidora da pasta.

Uma terceira servidora da secretaria também teve confirmada a infecção pelo novo coronavírus. Por residir em outro município, porém, seu caso não consta no novo boletim epidemiológico da Saúde sobre o patamar da doença em Tamarana.

As três pacientes do informe de ontem(25) se encontram em quadro de saúde estável, todas em isolamento domiciliar. Elas têm sido monitoradas frequentemente pela Saúde.

Procurar permanecer em casa, utilizar máscara de proteção se for necessário sair, fazer a higiene constante das mãos, manter pessoas do grupo de risco (entre elas, idosos e crianças) longe das ruas e, além disso, fugir dos boatos disseminados principalmente em redes sociais são as principais recomendações que a Secretaria de Saúde faz aos tamaranenses neste momento.

Se apresentar sintomas mais graves da doença – principalmente dificuldade para respirar – o morador deve procurar o ambulatório de síndromes respiratórias, localizado na entrada que fica à esquerda do acesso principal do Hospital Municipal São Francisco.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, a fim de preservar a identidade pessoal e profissional dos cidadãos afetados pela doença, os próximos boletins passarão a ser centralizados nos números epidemiológicos da Covid-19 em Tamarana. A pasta ressalta que não divulga nenhum dado que não seja de interesse epidemiológico do município.

Fiscalização

O prefeito de Tamarana, Beto Siena, coordenou uma reunião na tarde de ontem (25) para organizar ações de fiscalização na cidade. A intenção é vistoriar se têm sido cumpridas as regras necessárias para o funcionamento do comércio, em especial as determinações contidas nos decretos municipais 073, 077, 078 e 081/2020. Os documentos podem ser lidos, respectivamente, nas edições 1.399, 1.404, 1.407 e 1.409 do Jornal Oficial local (acesse-o aqui: https://tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Participaram do encontro no gabinete do prefeito o sargento Sidney Aparecido da Silva, responsável pelo pelotão da Polícia Militar em Tamarana; a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Tamarana (Acit), Anice Al Chaar Hirle; o procurador-geral da prefeitura, Claudinei Athayde, e o diretor municipal de Ação em Saúde, Leandro Feronato.

Transparência

As compras públicas realizadas pela prefeitura para combater o novo coronavírus em Tamarana passaram recentemente a ser detalhadas em uma página específica no portal do município. Os procedimento licitatórios podem ser conferidos e fiscalizados pelo cidadão neste endereço eletrônico: https://tamarana.pr.gov.br/licitacoes_covid19

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.