Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A próxima quinta-feira (30) é o último dia para quem tem entre 15 anos e 26 anos, 11 meses e 29 dias (ou seja, 27 anos incompletos) tomar a vacina contra o HPV. A imunização, inicialmente destinada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, foi ampliada em agosto para esse novo público-alvo. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o País.

De acordo com o órgão federal, a vacina HPV quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer de colo de útero (quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil). Nos homens, ela protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Em Tamarana, a vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades básicas de saúde – entre elas, a UBS Plínio Pereira de Araújo, no Centro, e a UBS Padre Carmel Bezzina, no Jardim Juny. Para se imunizar, basta apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS. Quem faz parte da nova faixa etária e já foi vacinado tem garantidas as duas doses de reforço, que devem ser tomadas dois meses e seis meses após a primeira aplicação.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios