Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda gerada pelo poliovírus que, nos casos mais graves, pode paralisar principalmente os membros inferiores do ser humano. Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda grave e extremamente contagiosa que, atualmente, causa surtos em Roraima e no Amazonas, além de casos isolados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e em Rondônia. A vacinação é a única medida de prevenção contra as duas doenças.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Tamarana alerta que a campanha nacional de imunização contra a pólio e o sarampo está para acabar: a iniciativa será encerrada nesta sexta-feira (14). Até lá, pais que ainda não levaram seus filhos de um a menos de cinco anos para tomar as doses devem procurar a unidade de saúde mais próxima munidos da carteira de vacinação e do cartão do SUS da criança.

De acordo com dados da secretaria, 83% das 805 crianças do município que integram o público-alvo da campanha foram vacinadas até a última segunda-feira (10). A Organização Mundial de Saúde (OMS) ressalta que somente índices vacinais acima de 95% são eficazes para evitar a ocorrência de surtos locais.

A campanha deste ano é indiscriminada. Ou seja, todo o público que compõe a faixa etária de um a menos de cinco anos precisa se imunizar, independente da situação vacinal. Mais informações sobre a vacinação em Tamarana podem ser obtidas nos telefones 3398-1983 ou 1987.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.