Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou um edital de chamamento público para prospecção de projeto de kits de diagnóstico rápido para detecção da Covid-19 e doenças tropicais negligenciadas, a fim de abastecer o mercado público de saúde brasileira. Dentre as doenças estão dengue, chikungunya, raiva e leishmaniose.

O requisito principal é que o produto seja inovador e possa ser produzido em plataforma tecnológica única, ou seja, que por meio de investimento único seja possível a fabricação de diferentes produtos. O documento está disponível no site do Tecpar ou diretamente AQUI.

Com o edital, o Tecpar busca selecionar a melhor proposta que contemple diagnósticos, triagem e monitoramento do tipo Point of Care Testing (POCT). São as testagens rápidas, realizadas em pontos de atendimento como consultórios médicos, farmácias, hospitais, pronto atendimento, home care e laboratórios, entre outros locais próximos ao paciente.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, afirma que esta é mais uma ação estratégica do instituto para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde do País e ampliar a oferta de novos produtos para fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em meio às novas demandas atuais na área de saúde, o Tecpar segue cumprindo seu papel de laboratório público oficial, trabalhando constantemente para identificar, selecionar e apoiar o desenvolvimento de novas pesquisas, projetos e tecnologias voltados para indústria da saúde”, afirma Jorge Callado.

O Tecpar é um centro de referência de tecnologias estratégicas para SUS, dentro da política do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde. O programa tem por objetivo apoiar a política de saúde brasileira e promover o desenvolvimento sustentável nacional.

Outras doenças

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) são enfermidades transmissíveis que incidem em 149 países tropicais e subtropicais. Todas têm em comum o fato de estarem diretamente associadas à condição de pobreza das pessoas afetadas. No edital do Tecpar, as DTNs consideradas são dengue, chikungunya, raiva e leishmaniose.

Testes Rápidos

Os diagnósticos do tipo Point of Care Testing possibilitam atendimento mais rápido ao paciente, detectando doenças, condições ou infecções de forma descentralizada e eficaz. Isso amplia o acesso à primeira etapa da linha de cuidado, a do diagnóstico e da prevenção.

A mobilidade também facilita sua utilização em locais e momentos específicos de alta demanda, como em situações de surtos, epidemias ou programas de saúde pública. Além disso, aceleram o processo de investigação e encurtam o tempo para tomada de decisão clínica, prevenindo doenças futuras.

Critérios

Os projetos apresentados passarão primeiramente por análise de mérito e os aprovados seguirão para classificação onde serão avaliados conforme seu grau de maturidade de desenvolvimento da pesquisa. Para comprovar o nível de maturidade exigido no edital, o interessado deve apresentar o protótipo já finalizado (desenvolvido e validado em laboratório) e pronto para iniciar as fases de validação clínica.

Na etapa final do desenvolvimento, o Tecpar participará ativamente por meio da avaliação dos requisitos para validação clínica ou teste de desempenho para aprovação regulatória e registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As próximas fases do projeto de pesquisa e desenvolvimento necessárias para atingir o mercado serão avaliadas após a validação e registro do produto.

Pontuação

Para participar do chamamento público os interessados deverão protocolar suas propostas e documentação no endereço e data estipulados no edital, disponível AQUI . O prazo final para o envio das propostas é 6 de outubro.

Asimp/Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.