Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A aplicação de novas tecnologias da informação está proporcionando avanços nos trabalhos prestados pela Urgência e Emergência do Município. Com o uso de aparelhos modernos da telemedicina, exames e ações médicas estão sendo realizados a distância, conferindo mais agilidade e eficácia ao atendimento, possibilitando um diagnóstico rápido e evitando possíveis deslocamentos desnecessários de pacientes.

Implementado recentemente em Londrina, o sistema de tele-eletrocardiograma (Tele-ECG) é um bom exemplo. O serviço permite que um exame de eletrocardiograma, que antes era realizado apenas em unidades referenciadas e sem o laudo do especialista, agora tenha seu laudo emitido em apenas alguns minutos. Segundo o médico e diretor de Urgência e Emergência em Saúde, Eduardo Cristofoli, da Secretaria Municipal de Saúde, o Samu leva o aparelho até qualquer local por solicitação das unidades de saúde, inclusive as básicas, realiza o exame no paciente e os dados eletrônicos são enviados de forma instantânea, via internet, para uma central de plantão em São Paulo. Lá, um cardiologista avalia o caso e devolve o laudo pronto em poucos instantes. Essa linha direta funcional ocorre por meio de um convênio com o Hospital do Coração (HCor) da capital paulista.

“Os laudos retornam rapidamente e, se for possível, o paciente pode ser liberado de imediato. É um grande avanço que está melhorando a qualidade do atendimento na cidade. Com login e senha em mãos, os profissionais da saúde podem acessar os dados a partir de qualquer local através do próprio site referenciado”, destaca o diretor. Ele explica que a velocidade da tecnologia de dados móveis, enviados por internet ou pelo celular, também faz com que exista um melhor controle de triagem para encaminhar os pacientes para a unidade mais apropriada conforme o caso, otimizando a regulação do paciente e melhorando o tempo/resposta e, consequentemente, o prognóstico do usuário.

Raio-X em tempo real

Outro benefício da telemedicina para a saúde em Londrina é o aprimoramento do setor de imagens de raio-x digitalizados, sistema que já está sendo utilizado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, região oeste,  e no Pronto-Atendimento Infantil (PAI). A rapidez do procedimento favorece o médico plantonista que atende a emergência e, principalmente, os pacientes. “O profissional que faz o primeiro atendimento realiza o raio-x e pode consultar o ortopedista da UPA, o qual também tem acesso à imagem, para discutir o caso, em tempo real, sem que seja necessário o deslocamento, nem do paciente e nem da imagem física”, esclarece Cristofoli.

Vantagens

Atualmente, a telemedicina vem sendo utilizada por hospitais, instituições e serviços de saúde, mas sua aplicação se estende para fins de pesquisas, prestação de assistência a casos específicos como pacientes com doenças crônicas, raras e de alto risco.

Alguns dos benefícios do uso da telemedicina são:

- Agilidade no atendimento
- Redução de gastos
- Acesso instantâneo a médicos especialistas em casos de emergência
- Contato imediato com hospitais e centros de referência
- Evitar transporte desnecessário de pacientes
- Diminuição da ida a hospitais superlotados e com riscos de infecções hospitalares

Núcleo de Comunicação/PML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.