Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A higienização das mãos é atitude simples e eficaz que contribui na prevenção de doenças e combate a infecções. Organismos de saúde apontam como exemplo a possibilidade de se reduzir em até 40% a incidência de diarreia com a prática correta e frequente da lavagem das mãos. Para difundir a importância do tema na saúde coletiva, o deputado estadual Tercilio Turini (PPS) propõe a criação do “Dia Estadual da Higienização das Mãos”, a ser comemorado em 5 de maio.

O projeto de lei instituindo a data no Paraná tramita na Assembleia Legislativa e já seguiu para análise das comissões técnicas. “Sabemos que já existe do Dia Mundial da Higienização das Mãos e inclusive propusemos que seja na mesma data, para reforçar a divulgação do assunto e conscientizar as pessoas sobre a relevância do ato, principalmente para profissionais da saúde”, argumenta Turini.

Como médico, o deputado destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propaga a necessidade de atenção especial dos gestores públicos para incentivar a prática da higienização das mãos como um hábito do cidadão. “Queremos dar mais visibilidade ao assunto, para que seja discutido, comentado e fique gravado na mente de todos. Assim, pode passar a ser um ato corriqueiro no dia a dia das pessoas”, diz.

Turini sugere algumas ações para marcar o Dia Estadual da Higienização das Mãos, no mês de maio: trabalhos escolares focados no tema nas redes pública e privada de ensino, criação de um selo (símbolo oficial) para ser usado em materiais de divulgação dos órgãos de saúde, palestras para profissionais da rede de saúde e campanhas de prevenção e estímulo, entre outras iniciativas.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.