Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, celebrado ontem, terça-feira (28), o Ministério da Saúde está chamando a atenção da população para fazer o teste da hepatite C, disponibilizados na rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos, por ser considerada de maior risco.

Segundo informações da Agência Brasil, a estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil, mas apenas 120 mil casos são confirmados e 100 mil estão em tratamento. Todos os anos surgem, aproximadamente, dez mil novos casos e três mil mortes associadas à hepatite C no país.

Em Londrina, é possível fazer o teste rápido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de segunda a quinta-feira, às 8 horas ou às 10h30. O resultado fica pronto em 10 minutos. O teste também é feito em 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de todas as regiões.

Em relação as UBS, a recomendação é para que população procure a unidade básica mais próxima de sua residência, para que seja feito um agendamento para o teste. Tanto nas UBS quanto no CTA, é necessário levar um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Não é necessário jejum.

O enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, informou que, além do teste, a pessoa recebe orientações e informações sobre a doença, por exemplo, sobre as formas de contágio, uso do preservativo e informações sobre o teste. Ele destacou que se resultado do teste for reagente, é feita uma nova coleta e o material é encaminhado para os laboratórios de referência, para confirmação do resultado. “Se for confirmado, encaminhamos o paciente para os serviços especializados, em Londrina no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) ou Hospital das Clínicas.”

O enfermeiro destacou que a realização do teste é muito importante, para um diagnóstico precoce e tratamento mais rápido possível, pois, em geral, o portador do vírus sente os sintomas quando a doença já está em estágio avançado, com risco de desenvolver complicações.

Além do teste de hepatite C, o CTA e as UBSs também realizam os testes rápidos de hepatite B, sífilis e HIV. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13horas, na Alameda Manuel Ribas, nº 1, centro.

Sobre a doença - A hepatite C é causada pelo vírus HCV, transmitido principalmente por sangue contaminado. Pode ser transmitida por relação sexual, da mãe para o filho (por via perinatal), sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou instrumentos para manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. Ainda não existem vacinas contra hepatite C e embora seja uma doença crônica, pode ser curada.
 

UBSs que ofertam os testes rápidos de hiv / sífilis / hepatites b e c

Atualizada – 28/05/2015

NORTE

SUL

LESTE

OESTE

CENTRO

RURAL

Aquiles

Ouro Branco

Armindo Guazzi

Panissa

Centro

Irerê/ Taquaruna

Parigot

Pind

Mister Thomas

Alvorada

Vila Nova

Lerroville

Maria Cecília

Itapoã

Novo Amparo

Santiago

Guanabara

Maravilha

João Paz

União Vitória

Ernani

Bandeirantes

Vila Casoni

Paiquerê/ Guairacá

Carnascialli

Piza

Vila Ricardo

Leonor

CSU

São Luiz

Campos Verdes

Jamile Dequech

Jardim do Sol

Warta

Chefe Newton

Cafezal

Tókio

Regina

Cabo Frio


N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.