Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúd,e realiza durante o mês de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra à Aids, celebrado em 1º de dezembro, Teste Rápido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), gratuitamente.

O objetivo da ação é ampliar a oferta do Teste Rápido e permitir que a pessoa fique sabendo se convive com algumas dessas doenças infecciosas: Aids, Hepatite ou Sífilis. "Quando descoberta precocemente, os riscos e sequelas das doenças são minimizados, além de evitar a transmissão para outras pessoas", explica a enfermeira da secretaria de Saúde, responsável pela Atenção Primária de Saúde, Leiliane de Jesus de Martini Lopes Vilar.

Qualquer pessoa que tenha interesse pode realizar o exame, desde que apresente documento original com foto. Segundo Leiliane, os exames já são realizados nas UBSs, entretanto, com dias agendados. "Com essa iniciativa, durante o mês de dezembro, o exame não precisará ser agendando. Será realizado na hora em que a pessoa procurar a unidade de saúde", explica ela.

O resultado do Teste Rápido é divulgado em torno de 20 minutos, após a coleta de sangue capilar - na ponta do dedo da mão. "A entrega do exame é feita individualmente. Caso a amostra seja reagente para HIV é realizado outro exame na hora, com laboratório diferente para a confirmação do resultado. Se o resultado foi positivo novamente, um agendamento no Centro Integrado de Doenças Infecciosa (CID) de Londrina é realizado para o paciente iniciar o tratamento", informa a enfermeira.

Se o resultado for positivo para Hepatite ou Sífilis é coletada outra amostra de sangue, porém venosa para saber o marcador da doença e em qual estágio está. "É através deste exame que sabemos se o paciente apresenta um quadro alto, agudo ou crônico", esclarece Leiliane.

O resultado sai no máximo em um dia após a realização do exame. "A partir deste exame iniciamos o tratamento. Se for Sífilis é realizado aqui em Ibiporã, na própria UBS. Caso seja Hepatite, o tratamento ocorre no ambulatório do Cismepar, em Londrina", informa a enfermeira.

Todas as UBSs oferecem gratuitamente preservativos feminino e masculino. Previna-se! Cuide da sua saúde, cuide de você!

Núcleo de Comunicação/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.