Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Três moradores de Tamarana estão com dengue. Os casos foram confirmados na terça-feira (12), após realização de exames laboratoriais por parte da Secretaria da Saúde do Paraná. Trata-se do tipo 2 da doença.

Dois dos infectados (entre eles, uma gestante) são do Jardim Esperança. O terceiro reside na Rua José Maria de Alcântara, entre os conjuntos habitacionais Manoel Batista Vieira e Enes Barbosa. Este último é um caso autóctone (contraído no próprio município). Já os outros dois são importados (ou seja, os pacientes foram picados em outra cidade). O estado de saúde do trio é estável e tem sido monitorado pela Secretaria municipal de Saúde. Atualmente, eles não se encontram hospitalizados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena, o fato de o vírus da dengue ter começado a circular em Tamarana deixa a cidade em condição ainda mais delicada. Afinal, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), em janeiro, já havia apontado ocorrência de 5,1% de focos do mosquito, número que colocou o município em situação de alto risco de infestação. "O inimigo é minúsculo, mas o estrago é gigantesco", alertou ela.

Trabalho redobrado

Já ontem (13), profissionais da Secretaria de Saúde – entre eles, agentes comunitários e de combate a endemias – estiveram no Jardim Esperança para orientar os moradores sobre os riscos da doença. O bairro também recebeu aplicação de veneno contra o Aedes aegypti por meio de bomba costal motorizada. A ação deve se repetir hoje (14), nos conjuntos Manoel Batista Vieira e Enes Barbosa. Além disso, um novo LIRAa começou a ser realizado.

"A arma mais eficaz contra a dengue é a prevenção. Temos que fazer do combate ao mosquito uma rotina de toda a sociedade, em qualquer período do ano, e especialmente no verão, que é a época mais propícia para sua proliferação", cobrou a secretária de Saúde. O Aedes aegypti também transmite chikungunya, febre amarela e zika.

Sintomas de dengue

Entre os sintomas de dengue, estão febre, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas pela pele, náuseas e vômitos. Ao apresentar os primeiros sinais da doença, a pessoa precisa, de imediato, procurar a unidade de saúde mais próxima.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.