Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será intensificada a coleta de exame ginecológico e avaliação clínica das mamas, preventivos aos cânceres de colo do útero e de mama

Neste sábado (22), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pind, Maria Cecília, Piza, Selva e Marabá estarão abertas para a realização de exames preventivos aos cânceres de colo do útero e de mama, entre outros serviços. Em todas as UBSs também será possível agendar exames de ultrassonografia e de mamografia, quando necessários. As atividades fazem parte da campanha Outubro Rosa 2016.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila A. Colmiran, o objetivo das ações é incentivar o autocuidado, a rotina de realização dos exames de mamografia e preventivo ginecológico, além orientar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres. “Quanto antes a doença for descoberta, maior a chance de cura e melhor será a qualidade de vida da mulher”, disse.

Mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente as que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos, quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver.  

Cronograma - Na UBS Pind, das 8 às 14 horas, serão realizadas a coleta de exame ginecológico e avaliação clínica das mamas, ações educativas na sala de espera da unidade, além de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A UBS conta com parceria da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

A unidade Maria Cecília também abrirá das 8 às 14 horas, para a realização dos exames preventivos aos cânceres de colo do útero e de mama. Já as UBSs Piza e Selva estarão abertas das 8 às 17 horas e das 8 às 16 horas, respectivamente, para a realização dos mesmos exames.

A unidade Marabá, além do exame preventivo ginecológico e avaliação clínica das mamas, estará promovendo ações educativas para a comunidade nos grupos, nas salas de espera e na própria unidade, sobre câncer de mama e de colo do útero, e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também será distribuído material educativo. A UBS conta por parceria da residência em Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A campanha Outubro Rosa 2016 é uma realização do Hospital do Câncer de Londrina e do movimento Outubro Rosa, e conta com o apoio da associação Nós do Poder Rosa, da Prefeitura de Londrina e de diversas instituições e entidades locais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.