Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Chefe Newton/Paraty, localizada na região norte, foi reaberta oficialmente nesta quinta-feira (dia 19). Foram realizadas reformas que abrangem troca de portas, reforma de janelas, manutenção na parte elétrica e hidráulica, piso, reposição de telhas e calhas e pintura geral. Esta é a 14ª UBS reformada pela atual administração. A UBS do Chefe Newton/Paraty atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Os recursos somam cerca de R$ 92 mil e são provenientes do Programa Requalifica Unidade Básica de Saúde, do Ministério da Saúde. A empresa responsável pela reforma foi a Rezende Construções Civis.

O secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, disse que o planejamento da secretaria é investir em reformas, mobiliário, equipamentos e recursos humanos nas UBS. “Quando iniciamos a reforma nas unidades não tínhamos dinheiro para fazer tudo de uma vez, então dividimos em partes. Primeiro vieram os recursos para reformas.  Os recursos para investimento em imobiliário e equipamentos se darão através de emendas, então, assim que forem confirmadas efetuaremos a compra. Também estamos planejando o aumento dos recursos humanos”, ressaltou.

O secretário destacou também que, no começo do ano, a prefeitura conseguiu, junto ao Governo do Estado, verbas para a reforma de mais seis unidades de saúde e a construção de outra, que vai substituir a UBS da Vila Fraternidade, região leste. Os investimentos somam cerca de R$ 2,3 milhões.
“Aos poucos estamos fazendo com que nossa estrutura fique melhor”, frisou.

Mohamad disse também que a equipe de manutenção preventiva está concluindo o trabalho de visitação nas UBS do município, para iniciar pequenos procedimentos de melhoria. “Essa manutenção é fundamental para que não haja, depois de alguns anos, a necessidade de fechar a unidade para a realização de reformas. Este é nosso planejamento”, disse.

Segundo a coordenadora da UBS, Vivien Velasco, a unidade atende cerca de 500 pacientes por dia em uma área de abrangência de mais de 30 mil pessoas. A UBS abrange 11 localidades, que são os conjuntos José Giordano; Chefe Newton Guimarães; Novo Horizonte; Parque São Jorge; jardins Parati; Palmas; Paracatu; Ilha do Mel; Tocantins;  Maria Celina e Assentamento Nossa Senhora Aparecida. “Conseguimos superar os obstáculos”, frisa a coordenadora.

A UBS realiza diversos tipos de procedimentos, como consultas eletivas, realização de pré-natal, coleta de preventivo, vacinação, fornecimento de medicação,  atendimento odontológico infanto-juvenil e às gestantes, entre outros.

Estiveram presentes na solenidade de reabertura da UBS os vereadores Vilson Bittencourt, Elza Correia e Tio Douglas.

Núcleo de Comunicação/PML 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.