Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as UBSs da zona urbana estarão abertas das 8 às 17 os grupos prioritários da campanha nacional de vacinação contra a gripe

Neste sábado (09) acontece em todo o território nacional o “Dia D” de vacinação contra a gripe. Em Ibiporã, todas as UBSs da zona urbana (Centro de Saúde Eugênio Dal Molim, centro, UBSs Orlando Pelisson, Bom Pastor, Wilson Costa Funfas, Vila Esperança, José Silva Sá, Pérola, Mauro Fel Filgueiras, San Rafael e Antônio Carlos Gomes, Serraia) estarão abertas das 8 às 17 horas para atender a população. A Secretaria Municipal de Saúde informa que se não estiver chovendo uma unidade móvel percorrerá a Taquara do Reino imunizando a população. A campanha segue até 22 de maio em todos os postos de saúde da rede pública municipal.

A vacina, que concede proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, é disponibilizada gratuitamente ao público-alvo da campanha: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e funcionários de presídios, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas como, por exemplo, aquelas com diabetes.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina somente é contraindicada para pessoas com histórico de reações alérgicas em doses anteriores ou para pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados.

As crianças com até dois anos de idade devem tomar duas doses da vacina, já para os demais é necessário apenas uma única. Em todos os casos, é necessário ter em mãos a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da vacina. Os profissionais da saúde também podem apresentar seu registro profissional para receber a imunização. Já os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina no ato da imunização.

Em Ibiporã, o público-alvo da campanha representa 13.230 pessoas. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar 80% de cada um dos grupos prioritários. Em 2014, 8.404 doses foram aplicadas, atingindo 79,6% da meta. “A campanha objetiva reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Quando aplicada em um período que antecede o inverno a vacina é ideal para manter a população protegida contra a gripe”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização, Sebastiana Riechel.

Medidas de prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.