Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nova unidadetem projeto arquitetônico definido e deverá ser inauguradano início de 2016

Após sugerir propostas para a construção de um hospital com recursos próprios e de parcerias com instituições a fim de promover melhorias na assistência médica de Londrina e região, a Unimed Londrina fez um amplo levantamento dos principais atendimentos realizados nos prontos-socorros dos hospitais locais e identificou a necessidade de implantar um pronto atendimento para atender casos de baixa complexidade.

O Pronto Atendimento (PA) da Unimed Londrina, com abertura prevista para o início de 2016,atenderá 24 horas e terá à disposição 10 médicos plantonistas e uma equipe de enfermagem composta por 26 profissionais. A equipe de apoio contará com profissionais de farmácia, serviço social, educação continuada, treinamento e desenvolvimento, administrativos, de manutenção e de serviços gerais.

O PA será implantado no prédio próprio da Rua Senador Souza Naves, 1.333, mesmo local onde antes era a sede administrativa da cooperativa e onde agora funciona a liberação de guias para os clientes. O PA atuará, em princípio, com as especialidades de Clínica Geral e de Pediatria e estará preparado para 12 mil atendimentos por mês.

As estruturas física e assistencial têm como foco os atendimentos primários, casos de baixa complexidade que são responsáveis atualmente por aproximadamente 90% dos atendimentos realizados em prontos-socorros da cidade,e contarão com o apoio de uma unidade de decisão clínica (UDC) para situações que requeiram repouso e observação de até seis horas. A UDC definirá se o paciente retorna para casa ou se continua seu tratamento em um dos hospitais da rede.

Estrutura

A adequação do projeto arquitetônico, desenvolvido pelo arquiteto Nelson Schietti Giacomo, que possui ampla experiência em implantação de hospitais na região (Hospital das Clínicas – UEL e Hospital Universitário Regional Norte do Paraná), foi minuciosamente estudada por uma equipe multidisciplinar. No térreo, ficarão a recepção dos clientes adultos, a área de serviços de diagnóstico e terapia e a unidade de decisão clínica, que contará com 19 leitos de observação. Os oito consultórios médicos para atendimento de adultos estarão no primeiro andar, que também abrigará a pediatria, com recepção e sala de espera exclusiva para as crianças, três consultórios, salas de inalação e medicação e mais seis leitos de observação. O segundo andar receberá o serviço de oncologia, com recepção, sala de administração de quimioterápicos e salas de repouso, com espaços exclusivos para atendimento infantil e de adultos.

Status de implantação

A Unimed Londrina já contratou a gestora administrativa do Pronto Atendimento, Eliane Sedemaca, que atua na área de administração médico-hospitalar há quase 25 anos e já esteve à frente da administração de instituições de grande porte, como o Hospital Cruzeiro do Sul, em São Paulo, com 250 leitos e 600 funcionários. A gestora percorreu seis prontos atendimentos com classificação de excelência de outras Unimeds em diferentes Estados, o que proporcionou melhor entendimento nas rotinas voltadas para agilidade, estrutura física, suporte de protocolos de alta precisão e estrutura física voltada ao cliente.

A unidade também já contratou a médica coordenadora e obteve alguns processos aprovados junto à Prefeitura de Londrina e à Vigilância Sanitária, como estudos de impacto de vizinhança e a pré-avaliação das normas técnicas do projeto arquitetônico. Atualmente, a unidade aguarda a aprovação da licença exigida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). As obras devem se iniciar no segundo semestre deste ano.

Asimp/Unimed Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.