Unimed Londrina divulga implantação de Pronto Atendimento próprio
Nova unidadetem projeto arquitetônico definido e deverá ser inauguradano início de 2016
Após sugerir propostas para a construção de um hospital com recursos próprios e de parcerias com instituições a fim de promover melhorias na assistência médica de Londrina e região, a Unimed Londrina fez um amplo levantamento dos principais atendimentos realizados nos prontos-socorros dos hospitais locais e identificou a necessidade de implantar um pronto atendimento para atender casos de baixa complexidade.
O Pronto Atendimento (PA) da Unimed Londrina, com abertura prevista para o início de 2016,atenderá 24 horas e terá à disposição 10 médicos plantonistas e uma equipe de enfermagem composta por 26 profissionais. A equipe de apoio contará com profissionais de farmácia, serviço social, educação continuada, treinamento e desenvolvimento, administrativos, de manutenção e de serviços gerais.
O PA será implantado no prédio próprio da Rua Senador Souza Naves, 1.333, mesmo local onde antes era a sede administrativa da cooperativa e onde agora funciona a liberação de guias para os clientes. O PA atuará, em princípio, com as especialidades de Clínica Geral e de Pediatria e estará preparado para 12 mil atendimentos por mês.
As estruturas física e assistencial têm como foco os atendimentos primários, casos de baixa complexidade que são responsáveis atualmente por aproximadamente 90% dos atendimentos realizados em prontos-socorros da cidade,e contarão com o apoio de uma unidade de decisão clínica (UDC) para situações que requeiram repouso e observação de até seis horas. A UDC definirá se o paciente retorna para casa ou se continua seu tratamento em um dos hospitais da rede.
Estrutura
A adequação do projeto arquitetônico, desenvolvido pelo arquiteto Nelson Schietti Giacomo, que possui ampla experiência em implantação de hospitais na região (Hospital das Clínicas – UEL e Hospital Universitário Regional Norte do Paraná), foi minuciosamente estudada por uma equipe multidisciplinar. No térreo, ficarão a recepção dos clientes adultos, a área de serviços de diagnóstico e terapia e a unidade de decisão clínica, que contará com 19 leitos de observação. Os oito consultórios médicos para atendimento de adultos estarão no primeiro andar, que também abrigará a pediatria, com recepção e sala de espera exclusiva para as crianças, três consultórios, salas de inalação e medicação e mais seis leitos de observação. O segundo andar receberá o serviço de oncologia, com recepção, sala de administração de quimioterápicos e salas de repouso, com espaços exclusivos para atendimento infantil e de adultos.
Status de implantação
A Unimed Londrina já contratou a gestora administrativa do Pronto Atendimento, Eliane Sedemaca, que atua na área de administração médico-hospitalar há quase 25 anos e já esteve à frente da administração de instituições de grande porte, como o Hospital Cruzeiro do Sul, em São Paulo, com 250 leitos e 600 funcionários. A gestora percorreu seis prontos atendimentos com classificação de excelência de outras Unimeds em diferentes Estados, o que proporcionou melhor entendimento nas rotinas voltadas para agilidade, estrutura física, suporte de protocolos de alta precisão e estrutura física voltada ao cliente.
A unidade também já contratou a médica coordenadora e obteve alguns processos aprovados junto à Prefeitura de Londrina e à Vigilância Sanitária, como estudos de impacto de vizinhança e a pré-avaliação das normas técnicas do projeto arquitetônico. Atualmente, a unidade aguarda a aprovação da licença exigida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). As obras devem se iniciar no segundo semestre deste ano.
Asimp/Unimed Londrina
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