Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 80% da população brasileira sofre com lombalgia, a popular “dor nas costas”; para diminuir essa estatística, a Unopar criou um serviço inédito de diagnóstico e atendimento gratuito para quem tem dor lombar. O projeto é do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade.

De acordo com o professor Rubens Alexandre da Silva Junior, coordenador do programa, o diferencial desta proposta é que ela reúne especialistas de várias áreas, utiliza uma metodologia bastante precisa de diagnóstico, baseada em evidências, tem tratamento dividido em estágios e inclui educação para os pacientes.

As avaliações são feitas todas as terças e quintas-feiras no Laboratório de Avaliação Funcional e Performance Motora Humana, o Lafup, na Unopar. “Cada paciente passa por uma bateria de exames e avaliações diagnósticas. Isso é muito importante porque a partir dos resultados podemos encaminhá-lo para a fase mais adequada  de tratamento”, explica o professor Rubens.

Os tratamentos acontecem às quartas-feiras, na Clínica de Fisioterapia da Unopar. Nesse dia, a Clínica fica dividida em cinco setores diferentes: casos agudos, analgesia, manipulação, exercícios e educação. Os pacientes são direcionados para a etapa mais apropriada de tratamento, de acordo com o diagnóstico. Assim, quem está com muita dor, por exemplo, vai para analgesia e depois exercícios de alongamento. Cada sessão de tratamento dura 60 minutos e os 15 minutos finais sempre são para educação.

“A coluna é o pilar do nosso corpo, ela é a estrutura de base que sustenta 60% do nosso peso. Nós começamos ensinando isso para os pacientes. Explicamos o que é a coluna vertebral, ensinamos quais são as causas do problema que ele está enfrentando. Eles aprendem também como fazer os exercícios em casa, como fazer corretamente movimentos do dia a dia, inclusive posturas de trabalho”, indica Rubens.

A participação de alunos e professores dos programas de mestrado e doutorado no projeto vai permitir coleta de dados para pesquisas aplicadas e clínicas, com pacientes e situações reais. “As lombalgias são muito comuns, multifatoriais e quase sempre de origem desconhecida; até estresse pode causar dor nas costas. Esse problema é responsável por um grande impacto econômico no país, causando ausências de trabalho, aposentadorias por invalidez e absenteísmo. Por isso as pesquisas nessa área são muito importantes”, garante o professor.

Não existe contraindicação para participar do projeto, nem limite de idade. Também não é necessário ter encaminhamento médico. “Temos profissionais especializados em atender idosos, mulheres, gestantes, adultos, jovens e atletas”, aponta o coordenador. A duração do tratamento vai depender do problema e resposta física de cada paciente mas o mínimo previsto é de 8 semanas. “A única ressalva que fazemos é que o paciente não pode ter outro problema neurológico ou físico que o impeça de realizar os exercícios propostos”, alerta Rubens.

Quem quiser participar do projeto pode obter mais informações e se inscrever pelo telefone (43) 3371-7816.

Imprensa/Kroton

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.