Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saúde de Tamarana alerta para imunização abaixo do esperado em gestantes, puérperas e crianças

Programada inicialmente para terminar nesta sexta-feira (05), a campanha nacional de vacinação contra a gripe acabou prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 deste mês. O adiamento ocorreu porque um número expressivo de pessoas do público-alvo ainda não tomaram a dose.

As unidades de saúde têm realizado a terceira fase da campanha desde o último dia 11. A etapa é dirigida a crianças de 06 meses a menos de 06 anos de idade; gestantes; puérperas (mães que passam pelo período de até 45 dias após o parto); quem está na faixa de idade de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência e professores e demais trabalhadores das instituições de ensino públicas e privadas.

Em Tamarana, 4.974 pessoas do público-alvo do município já se vacinaram desde o início da ação, em 23 de março. Ao todo, 5.157 moradores compõem o grupo. Os segmentos em que a taxa de imunização está abaixo do projetado são os das gestantes, puérperas e das crianças. Os três grupos estão, respectivamente, com índices de 39%, 45,8% e 70%. Os dados foram compilados pela Secretaria municipal de Saúde até esta quarta-feira (03).

A vacina também continua disponível para os outros usuários atendidos pela campanha e que ainda não se imunizaram. São eles os idosos (acima de 65 anos); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais; povos indígenas; motoristas do transporte coletivo e portuários; caminhoneiros; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e os trabalhadores da Saúde.

A dose é ofertada nas unidades de saúde da zona urbana e nos postos de atendimento da área rural. Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS, além de estar com máscara de proteção sobre o nariz e a boca. A vacina não combate a Covid-19, mas protege de demais tipos de vírus da gripe.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.