Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Saúde 25/10/2017  09h03

Vacinação contra a dengue encerra nesta sexta-feira (27)

Jovens entre 15 e 27 anos podem ser imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no posto fixo no Calçadão de Londrina

A vacinação contra a dengue, voltada a jovens com idade entre 15 e 27 anos, encerra nesta sexta-feira (27). Até este dia, em Londrina é possível receber as doses nas Unidades Básicas de Saúde(UBSs), das 7 às 19 horas. Também é possível receber as doses no posto fixo, localizado no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas.

Esta é a terceira etapa de vacinação contra a dengue, cujo objetivo é dar sequência ao esquema de imunização para quem já tomou a primeira ou a segunda dose nas etapas anteriores. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.

Balanço - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados preliminares da campanha até agora. No último sábado (21), no “Dia D de vacinação”, foram aplicadas 1.564 doses da tetravalente contra a dengue, entre as imunizações realizadas nas UBSs, posto fixo no Calçadão, pontos disponibilizados em supermercados de grande circulação e busca ativa nas residências e local de trabalho.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a expectativa do Dia D ficou abaixo do esperado. “Nossa expectativa era vacinar entre 3 e 5 mil pessoas nesta ação, porém, mesmo com todo nosso esforço não alcançamos o esperado. Estamos tendo dificuldades em encontrar as pessoas na busca ativa nas residências e no trabalho, e outras se recusam a tomar a vacina, por já terem recebido outras doses ou porque não querem se imunizar”, contou.

Desde o início da campanha, em 20 de setembro, foram aplicadas 22.329 doses, o que representa 36% de cobertura da meta prevista de 61.071 doses. “Apesar de estarmos com a cobertura abaixo da meta, temos a certeza de que fizemos todas as ações possíveis para localizar e vacinar o maior número de pessoas. Até o dia 27 vamos continuar com todas as ações”, avaliou Sônia.

Sobre a vacina - As doses são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.

A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios