Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir desta segunda-feira (4) o Paraná inicia mais uma campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde. Cerca de 2,9 milhões de paranaenses terão direito à vacina, que estará disponível em todas as 2,5 mil unidades de saúde do Estado até o dia 22 de maio.

 

Nesta edição, mantêm-se os grupos prioritários da campanha realizada em 2014. Serão imunizados gratuitamente idosos (+60 anos), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com pós-parto de até 45 dias), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e trabalhadores ou detentos do sistema prisional. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a recomendação é que as pessoas que têm direito à vacina procurem a unidade de saúde mais próxima já no início da campanha. “Após a aplicação, a vacina demora, em média, 15 dias para fazer o efeito. Por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será a eficácia da vacina neste período em que as temperaturas já estão mais baixas”, alertou. 

Para o Paraná, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público-alvo da campanha. Mas objetivo do Estado é atingir uma taxa que varia entre 95% e 98%. “A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz. Ela tem impacto direto na redução do número de internamentos e mortes pela doença no Estado, pois é indicada para aqueles grupos que apresentam maior risco de agravamento do quadro clínico”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas. 

Assim como nos anos anteriores, a composição da vacina foi planejada para conceder proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, ela é administrada em uma única dose. Já para crianças são duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira. Seu uso é contraindicado para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo. 

DIA D - Segundo o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, no dia 9 de maio (sábado) postos de vacinação de todo Estado estarão abertos para promover um grande mutirão de vacinação. “É o Dia D da campanha. Com isso, vamos chamar a atenção da população e permitir que pessoas que não podem comparecer a uma unidade de saúde durante a semana possam se vacinar no sábado”, afirmou. 

ORIENTAÇÃO - O Governo do Estado manifestou inúmeras vezes, junto ao Ministério da Saúde, a intenção de antecipar o início da campanha no Paraná, sob o argumento que as condições climáticas da região favorecem que a doença circule com mais intensidade já a partir de março. Contudo, o pedido não foi acatado pelo governo federal, responsável pela aquisição e distribuição das doses. 

Diante disso, a Secretaria da Saúde reforça a necessidade da população lembrar sempre das medidas de prevenção da doença. Atualmente, a melhor forma de se proteger da gripe é praticar hábitos saudáveis, como manter os ambientes bem arejados e higienizar as mãos, sempre que possível. 

Além disso, as pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Não se automedique. Procure atendimento de saúde e só utilize o medicamento indicado. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser retirado a partir da apresentação da receita médica”, explica Eliane Chomatas. 

CASOS - Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que o Paraná registrou 227 casos e 16 mortes por gripe em 2014. Ao final das investigações, a Secretaria identificou que do total de mortes, dez pacientes tinham direito à vacina, mas não foram imunizados. A maior parte das mortes estava relacionada a pacientes com doenças crônicas pré-existentes que podem ter contribuído para a morte. 

Neste ano, o Estado já contabiliza três casos de gripe e uma morte. Trata-se de uma mulher de 67 anos, moradora da região de Foz do Iguaçu, não vacinada e que tinha pneumopatia e cardiopatia. 

Os números dizem respeito às amostras positivas coletadas em pacientes atendidos nas 50 unidades sentinelas do Estado, o que inclui unidades de saúde e hospitais de pequeno e grande porte de 18 cidades paranaenses. 

Veja os documentos exigidos para se vacinar contra a gripe: 

Crianças (seis meses a um quatro, 11 meses e 29 dias): carteira de vacinação, registro de nascimento ou carteira de identidade. 

Idosos (acima de 60 anos): carteira de identidade. 

Grávidas: carteira da gestante. 

Mulheres até 45 dias após o parto: carteira da gestante e documento do bebê. 

Doentes crônicos: poderão se vacinar nas unidades de saúde e nas unidades volantes, desde que estejam com a prescrição médica. Preferencialmente, os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos onde realizam o tratamento. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica e se dirigirem a outro posto. 

Profissionais de saúde: serão vacinados nos hospitais ou unidades onde atuam, ou ainda nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional trabalha. 

Indígenas: serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 

Trabalhadores ou detentos do sistema prisional: serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas delegacias e presídios. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.