Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Termina nesta sexta-feira (26), a campanha de vacinação contra a influenza, iniciada no dia 17 de abril. Até agora, das 167 mil pessoas previstas para serem vacinadas contra influenza em Londrina, cerca de 73% já foram imunizadas, índice correspondente a 115.800 pessoas no total.

Até o momento, os grupos prioritários com a adesão mais baixa são crianças de 6 meses a cinco anos, com 13.100 doses aplicadas (43% do previsto), e professores da rede pública ou particular, com 4.140 imunizações realizadas (42% da previsão). Por outro lado, o grupo de idosos atingiu o índice de 86% da meta prevista, tendo imunizado até o momento 56.300 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Para se vacinar, até sexta-feira (26) o público-alvo da campanha pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, tanto da zona urbana quanto da rural. A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, solicitou que as pessoas aproveitem a oportunidade de se vacinarem. “Lembrando que entre tomar a vacina e ela fazer efeito leva em torno de 10 a 15 dias”, frisou.

A vacinação é destinada aos seguintes grupos: pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade.

Para receber a vacina, é preciso apresentar na UBS o documento de identidade com foto e, no caso das crianças, carteira de vacinação. Para os doentes crônicos também é necessário levar a solicitação médica que conste a doença de base; os professores devem levar declaração da instituição que é vinculado e documento de identificação com foto; e as puérperas precisam levar o registro de nascimento ou declaração de nascidos vivos.

Sobre a vacina - A vacina é trivalente, ou seja, protege contra os três tipos de vírus que mais causam complicações: H1N1, H3N2 e Brisbane. Foram produzidas pelo Instituto Butantan e InstitutoButantan/Sanofi Pasteur-França e disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

A aplicação ocorre em dose única. Porém, em crianças com idade até oito anos, pode haver a necessidade de duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A vacina contra influenza não pode ser aplicada em pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.