Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina, presidida pelo vereador Gustavo Richa (PHS) e composta ainda pelos vereadores Tio Douglas (PTB) e Vilson Bittencourt (PSL), entregou ontem (15/9) pela manhã, ao secretário de Saúde Mohamad El Kadri, o relatório final contendo o diagnóstico das condições do atendimento oferecido à população pela Rede Municipal de Saúde. Ainda pela manhã, a Comissão protocolou cópia do relatório ao promotor Paulo Tavares, responsável pela Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina.

Resultado do contato dos vereadores com pacientes e servidores públicos no período de abril a julho, o relatório apresenta as principais deficiências do sistema municipal que sofre com a carência de médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde; problemas na estrutura física das unidades e falta de equipamentos. Durante quatro meses foram visitadas as 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) entre outras estruturas municipais.

Gustavo Richa destacou que o principal objetivo da comissão foi realizar o levantamento das demandas na área da Saúde para, a partir deste diagnóstico, estabelecer diálogo com o Executivo e exercer o papel fiscalizador do vereador. “Agora, com esse levantamento mais completo, contamos auxiliar a prefeitura. Sabemos das restrições orçamentárias da administração, mas acreditamos que o Executivo irá buscar os meios para atender os pedidos e demandas trazidos pelos servidores e pelos usuários de Saúde do nosso município”, afirmou o presidente.

O vereador Vilson Bittencourt destacou que as deficiências mais gritantes estão concentradas nas unidades de Saúde instaladas da zona rural, com destaque para as UBSs do patrimônio Guairacá e da Usina Três Bocas que apresentaram deficiências de estrutura física, falta de equipamentos e de pessoal. “Nosso trabalho agora será acompanhar e cobrar as providências. A intenção da Comissão foi de auxiliar o Executivo a detectar as deficiências porque lutamos pela melhoria do serviço oferecido à população”, disse Bittencourt. A mesma opinião foi compartilhada pelo vereador Tio Douglas (PTB), para quem, se as medidas sugeridas forem adotadas, Londrina pode ser referência em saúde pública no Brasil.

Secretaria adota medidas - Em entrevista coletiva à imprensa o secretário de Saúde Mohamad El Kadri garantiu que já vinha acompanhando o trabalho dos vereadores desde o início do ano e que diversas providências já estão sendo adotadas pela prefeitura. “A Prefeitura reformou seis unidades, outras quatro estão passando por reformas e quatro novas unidades estão em construção. No entanto sabemos que temos outras 39 que necessitam de melhorias”, reconheceu El Kadri. O secretário também garantiu agilidade na compra dos equipamentos reclamados pelos servidores das unidades.

Já quanto à falta de pessoal e principalmente de médicos, Mohamad El Kadri disse que hoje estão abertas 30 vagas abertas para médicos na área de Clínica Geral, mas a remuneração não é atrativa para garantir o preenchimento das vagas. O secretário disse que está em andamento um projeto para alterar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários PCCS dos profissionais na área, medida que deverá garantir melhores salários para a categoria. “Nos próximos dias vamos enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que vai alterar a nomenclatura de Promotor de Saúde para Médico e desta forma garantir o salário correto da categoria. Além disso vamos propor uma tabela diferenciada para os especialistas, corrigindo as atuais distorções”, garantiu o secretário. 

Além de aproximadamente 200 páginas nas quais se relata a situação da Rede Municipal de Saúde, o relatório final é acompanhado por um CD contendo 572 fotos com registros das visitas e reproduções dos requerimentos e pedidos de informações já encaminhados ao Executivo. Cópias digitais do relatório serão entregues também aos vereadores, ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e ao Conselho Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação da CML 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.