Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta terça-feira (01) a 2ª Semana de Vigilância Sanitária, evento que ocorre em todo o Paraná para marcar a comemoração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto. A cerimônia de abertura iniciou também a feira de produtos orgânicos, que funcionará às terças-feiras nas instalações da secretaria, em Curitiba.

“Este evento representa o compromisso do Governo do Paraná com a saúde do paranaense. A Vigilância Sanitária tem papel fundamental, fiscalizando, regulando e orientando o cidadão sobre seus direitos e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida”, enfatizou o secretário de Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

De janeiro a maio deste ano, a Vigilância Sanitária do Estado e municípios realizou mais de 16 mil ações educativas no Paraná, mais de 113 mil inspeções em estabelecimentos, 32 mil atendimentos de denúncias e reclamações e emitiu de mais de 53 mil licenças sanitárias.

“Um dos papéis fundamentais da Vigilância Sanitária está na promoção de ações educativas junto à população para mostrar às pessoas quais são seus direitos e, com isso, gerar cidadania. As ações de fiscalização e inspeções sanitárias visam garantir produtos e serviços de qualidade e, principalmente, seguros.”, esclareceu o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana.

FEIRA – A Feira Orgânica inicia com a 2ª Semana de Vigilância e permanece toda terça-feira, das 14h às 18h, no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. Serão vendidos apenas produtos que não têm o aditivo de agrotóxicos, desde frutas e legumes até geleias, pães e compotas.

Para o presidente da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), Ivo Melão, a preocupação com o que consumimos precisa ser levada a sério.

“Consumir um produto orgânico é consumir saúde. O grande diferencial dos orgânicos é que seu processo de produção é limpo e não envolve nenhum agrotóxico ou veneno. Além disso, os produtos orgânicos contribuem para a sustentabilidade do planeta e quem os compra prestigia a agricultura familiar, respeitando o lado social dos produtores”, afirmou Melão.

PARTICIPAÇÃO – A cerimônia de abertura também contou com a presença da superintendente de Vigilância em Saúde, Julia Cordellini, e do presidente da Rede Ecovida de Agroecologia, José Antônio Marfil.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.