Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A violência obstétrica foi tema de reunião da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher, realizada nesta sexta-feira (15), no auditório da Associação Médica de Londrina. O debate, promovido pela Secretaria Municipal de políticas para as Mulheres, contou com a contribuição de Marília Mercer, doula e conselheira municipal dos Direitos da Mulher, que abordou a temática a partir da perspectiva das experiências das mulheres na vivência da maternidade.

O objetivo do debate foi caracterizar a violência obstétrica, refletir sobre as condições em que ela ocorre e seus impactos sobre a saúde das parturientes e de seus bebês. A reunião resultou na criação de um Grupo de Trabalho com integrantes da Rede para dar continuidade às discussões e encaminhamentos para a resolução das demandas apresentadas em relação ao tema com vistas à melhoria da qualidade da assistência obstétrica no Município e garantia dos direitos reprodutivos das mulheres.

A gerente da Casa Abrigo Canto de Dália, Sueli Galhardi, contou que na reunião, durante a apresentação dos serviços da Rede, foi falado sobre o trabalho realizado em Londrina pelo Conselho Tutelar. “A discussão foi encaminhada pelo conselheiro Mirko Bressanine que falou sobre a finalidade e atribuições do Conselho e destacou o papel fundamental dos profissionais que atuam na rede de serviços socioassistenciais, na identificação e correto encaminhamento dos casos de violência e violação de direitos de crianças e adolescentes.”

Sueli ressaltou ainda que no debate os integrantes da Rede reiteraram a importância da articulação entre as políticas e os diversos serviços destinados ao atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e violência.

A reunião contou com a participação de doulas, gestores, pesquisadores e profissionais da saúde e áreas afins. Também participaram, representantes de diversas organizações e serviços municipais e estaduais como hospitais, unidades básicas de saúde, serviços da área da segurança pública, da justiça e de atenção às mulheres em situação de violência, entre outros.

As reuniões da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra a Mulher acontecem nas terceiras sextas-feiras do mês, no período da manhã, na Associação Médica de Londrina, Avenida Harry Prochet, nº 1.055.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.