Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na sexta-feira, 10, aconteceu a abertura da XI Conferência Municipal de Saúde, que mesmo com chuva forte contou com a participação da comunidade nos dois dias de conferência a qual teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para os Araponguenses”. O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Arapongas e Secretaria de Saúde, realizou a conferência com o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, a fim de estabelecer um fórum de nível municipal aberto a todos os segmentos da sociedade para debater as questões relacionadas a saúde da comunidade araponguense.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Martins dos Santos, agradeceu a presença de todos e declarou aberta a XI Conferência Municipal de Saúde. O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, destacou a importância do SUS e a luta de todos os brasileiros ao longo dos anos, ressaltando que a luta em busca de melhores condições é contínua.

“Quero aproveitar o momento para prestar uma homenagem a todos os profissionais de saúde, que não medem esforços para prestar o atendimento que o cidadão procura. Estamos buscando recursos no Estado para otimizar o atendimento, agora estamos recebendo uma ambulância e uma van. Em breve, iniciaremos a construção do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que é uma prioridade do prefeito Padre Beffa e será viabilizada com recursos que a Câmara de Vereadores irá repassar para o executivo, resultado da economia do legislativo nesse primeiro semestre. E outras obras que darão mais qualidade no atendimento de Saúde  aos araponguenses”, frisou o secretário. Ele ainda agradeceu a presença de todos na conferência e enalteceu o trabalho do Conselho Municipal de Saúde.

Na oportunidade a diretora da 16 ª regional de Saúde, Clara Pontes, ressaltou que a Saúde de Arapongas passa por cada trabalhador da área, que direta ou indiretamente trabalha para o sistema de saúde. “A conferência é a forma democrática de escolher os representantes que irão defender as propostas levantadas aqui para o Estado, em seguida para a conferência em Brasília. De repente, desta conferência surge alguma proposta que irá fazer a diferença para todo o país”, disse a diretora.

O prefeito Padre Beffa falou sobre a importante participação da comunidade na conferência. “Estamos empenhados em otimizar o atendimento de saúde em nosso município e temos a consciência de que ainda há muito trabalho pela frente. Pois é uma área que precisa de atenção especial, uma vez que trata da dor, do sofrimento do cidadão. A participação da comunidade somada aos profissionais, contribui com o objetivo da conferência, que é impulsionar o serviços de saúde à toda a população”, declarou o prefeito.

A chave da ambulância conquistada com a intermediação do deputado Devanil Reginaldo da Silva (Cobra Repórter) e da van com 16 lugares advinda do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde com a intermediação do ex deputado Waldyr Pugliesi foram entregues durante a cerimônia. Compuseram também a mesa de autoridades o vice prefeito, Pedro Paula Bazana, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira o (Maringá) e o vice presidente do Conselho Estadual de Saúde, Manoel Amaral. Os presentes assistiram a uma palestra ministrada pelo Dr. Evaldo Américo Galhardo Sanches, que abordou o tema da XI Conferência Municipal de Saúde.

NC/PMA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.