Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No evento, procuradores da força-tarefa farão um balanço da atuação do MPF no caso Lava Jato e entregarão certificado a alguns dos voluntários da Campanha Dez Medidas contra a Corrupção que se destacaram na coleta de assinaturas no Paraná

No Dia Internacional de Combate à Corrupção – 9 de dezembro – o Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) entregará o Certificado de Transparência aos três municípios do estado que obtiveram destaque no Ranking Nacional dos Portais da Transparência. Idealizado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o ranking fez uma “fotografia”, no período de 8/9 a 9/10, dos sites de 100% dos municípios e estados brasileiros, além do Distrito Federal, quanto ao cumprimento das leis brasileiras de transparência pública.

O resultado nacional e local será divulgado hoje, 09, em eventos que celebrarão a data em diversas unidades do MPF no país. Em Curitiba, o MPF recebe em sua sede, das 14h às 16h, a imprensa, representantes de órgãos que atuam no combate à corrupção, de movimentos sociais, além das prefeituras paranaenses que obtiveram melhor classificação no ranking. Elas receberão o certificado de transparência pública da procuradora-chefe, Paula Cristina Conti Thá.

Ranking

O projeto do ranking concentra-se na clareza das contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas. Por meio dele, avaliou-se o cumprimento das Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011 pelos entes políticos. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Ação nº 4/2015 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que considerou as principais exigências legais, à exceção dos dois itens finais que são considerados “boas práticas de transparência”.

Nesse mesmo dia e como parte do projeto, serão expedidas recomendações para que os gestores públicos (prefeitos e governadores) sanem, no prazo de 120 dias, as irregularidades identificadas. As recomendações serão acompanhadas de um diagnóstico do município/estado para que os gestores possam saber quais pontos estão em desconformidade com a legislação.

Dez Medidas contra a Corrupção - Durante o evento, os procuradores da Força-Tarefa Lava Jato, Paulo Roberto Galvão e Athayde Ribeiro Costa, farão um balanço da atuação do MPF no caso Lava Jato, maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve.

Também será divulgada a quantidade de assinaturas já coletadas pela Campanha Dez Medidas Contra a Corrupção, que mobiliza unidades do MPF, organizações da sociedade civil e cidadãos em todo o Brasil. Para comemorar o cumprimento de mais da metade da meta, em todo o país, de 1,5 milhão de assinaturas, o MPF vai homenagear alguns dos voluntários que se destacaram na coleta de assinaturas no Paraná, por meio da entrega de um certificado pelos relevantes serviços prestados à campanha.

Entre os órgãos públicos que atuam no combate à corrupção, foram convidados para o evento: Ministério Público Estadual, Controladoria Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU), Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Justiça Federal, Defensoria Pública da União, Receita Federal e Delegacia da Polícia Federal.

9 de dezembro

A data foi instituída como Dia Internacional contra a Corrupção em referência à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central da data é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Asimp/MPF_PRPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.