Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Estado intensificou neste mês de maio as ações de enfrentamento ao problema da violência sexual contra crianças e adolescentes. A medida faz parte da mobilização de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No Paraná, 67 municípios estão mobilizados e desenvolvem uma série de atividades para sensibilizar a sociedade. Entre os trabalhos executados está a distribuição de material informativo, gincanas, peças teatrais, oficinas temáticas, caminhadas, palestras e atividades em escolas.

Ontem (28), no município de Chopinzinho, na região Sudoeste, serão realizadas nas escolas gincanas culturais e palestras voltadas para os jovens e população em geral. As são promovidas em parceria pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar.

No município de Saudade do Iguaçu, também no Sudoeste, os estudantes poderão assistir, na sexta-feira (30), a palestras que têm o combate ao abuso e à exploração sexual como tema. Desde segunda-feira (26), cartilhas informativas são distribuídas em pontos específicos da cidade.

Em Guarapuava, no Centro do Estado, as ações também seguem até sexta-feira (30). Durante todo o mês, a parceria de diversas entidades garante a apresentação de peças teatrais, palestras, composição de poesias e músicas de hip hop, além de pedágios socioeducativos, com a entrega de panfletos.

Em Pinhão, na região Centro-Sul, as atividades acontecem desde o início deste mês e seguem até novembro. Entre os trabalhos está a mobilização nos bairros e nas áreas rurais e a entrega de panfletos e adesivos no comércio. Até novembro, técnicos do Creas visitarão 23 localidades rurais para coletar informações e orientar a população sobre como é feito o atendimento e o encaminhamento no caso de uma ocorrência de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Adolescente e seus pais de Nova Santa Rosa, no Oeste, vão poder assistir a palestra até sexta-feira. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes também foi lembrado no município com a distribuição de panfletos.

Em Foz do Iguaçu, também na região Oeste, as ações vêm acontecendo desde o início do mês com palestras para as famílias, capacitação de policiais civis, passeatas e seminário. Na sexta-feira haverá uma reunião da Rede Proteger para analisar os avanços do pacto de apoio ao Plano Operacional e ao Plano Transnacional para o enfretamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu e na tríplice fronteira. À tarde estão programadas apresentações culturais.

Entre os municípios que também desenvolveram ações para alertar a sociedade para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes está Londrina, Pitanga e Ibiporã. Nestes municípios a população pode participar de peças teatrais, palestras, oficinas e passeata.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.