Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O advogado-geral da União, André Mendonça, defendeu que as instituições do país atuem de forma integrada para combater a corrupção. As declarações foram dadas durante participação na abertura do seminário “Enfrentamento à corrupção: estratégias de atuação no contexto atual”, realizado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (5CCR/MPF) para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado na segunda-feira (09/12).

"Hoje, o crime organizado atua de forma não hierarquizada. Nem sempre dá para saber quem é o líder, e, mesmo que se retire uma pessoa importante da organização criminosa, esse organismo é capaz de se recompor rapidamente. Por isso é tão importante que as instituições públicas atuem em rede, de forma coordenada", explicou o advogado-geral.

Além de fomentar uma atuação em rede dos órgãos públicos, Mendonça ressaltou ser necessário melhorar o nível de transparência — inclusive nas esferas municipais e estaduais — e envolver mais os cidadãos na luta contra a corrupção.

O advogado-geral também lamentou dados do Banco Mundial que mostram que, entre uma amostra de mais de 200 países, o Brasil foi o que mais regrediu nos indicadores de controle da corrupção entre 2011 e 2017. No entanto, Mendonça ressaltou que o país subiu vários degraus a partir dos resultados obtidos pela Operação Lava Jato.

"O Brasil sai fortalecido diante do enfrentamento do maior caso de corrupção de sua história", pontuou. "Minha expectativa é de que, nos próximos anos, e quem sabe já nesses três anos subsequentes, nós sejamos o país que mais terá avançado no controle da corrupção", completou.

Participaram também da abertura o procurador-geral da República, Augusto Aras, a coordenadora da 5CCR, subprocuradora-geral da República Maria Iraneide Facchini, e o ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer.

Iniciativas

Aras anunciou, no evento, que a Procuradoria-Geral da República planeja criar uma Unidade Anticorrupção. "Essa unidade, que está sendo formatada agora, visa otimizar as operações, estabelecendo uma nova dinâmica", disse ele.

Outra iniciativa vai ser a criação de um grupo de trabalho para elaborar um manual de boas práticas de delação premiada e de acordos de leniência. "O combate à corrupção há de ser um projeto de Estado, e não de governo", explicou o procurador-geral.

Ao longo deste ano, a AGU celebrou, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), onze acordos de leniência com empresas investigadas pela prática de corrupção por meio dos quais R$ 13,6 bilhões serão pagos aos cofres públicos.

Ascom/Advocacia-Geral da União (AGU)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.