Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores serão encaminhadas ao Congresso Nacional; cerimônia homenageou principais colaboradores de São Paulo pela iniciativa.

O Ministério Público Federal celebrou na quinta-feira, 25 de fevereiro, a superação da meta de assinaturas da campanha “10 medidas contra a corrupção”. Em pouco mais de cinco meses, 1.572.011 eleitores de todo o país manifestaram seu apoio às propostas capitaneadas pelo MPF. O total de subscrições será entregue ao Congresso Nacional, onde passarão a tramitar os projetos de lei elaborados para aumentar a coibição às irregularidades que envolvam bens e recursos públicos.

“Vencemos a frustração com a esperança”, declarou o procurador da República Deltan Dallagnol, articulador nacional da campanha. “Agora enfrentaremos a terceira etapa das '10 medidas': a aprovação das propostas no Congresso Nacional. Conclamamos toda a sociedade para continuar na luta conosco. O Brasil precisa alcançar um patamar de dignidade compatível com a dignidade de seu povo”.

O subprocurador-geral da República Nicolao Dino, que coordena a Câmara de Combate à Corrupção do MPF, destacou a importância da marca alcançada. “Esse volume de assinaturas demonstra que não somos meros espectadores. Somos protagonistas da história”. De acordo com o procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, o sucesso da iniciativa é memorável. “Atingimos a meta em menos de um ano. Isso demonstra que a sociedade está farta da corrupção”.

O “assinômetro” ultrapassou a marca de 1,5 milhão de assinaturas após a entrega de 126 mil adesões colhidas em São Paulo nos últimos dias. O Estado é responsável por 23,77% (372.148 mil) do total de assinaturas. Já o Paraná contribuiu, até agora, com 210.556 assinaturas (13% do total) e é o segundo Estado no ranking de assinaturas coletadas.

Estes números ainda devem crescer, porque o MPF continuará recebendo e encaminhando assinaturas durante a tramitação dos projetos. “A superação da meta em tão um prazo tão curto indica o quão intensamente a sociedade clama pelas mudanças sistêmicas de que precisamos para reduzir os elevados índices de corrupção e impunidade”, afirma Dallagnol. “Esse projeto hoje é da sociedade, a grande protagonista desse movimento de transformação. Essa nova etapa, perante o Congresso, trará novos desafios, e nosso compromisso é de nos engajarmos e perseverarmos.”

Além de oficializar o cumprimento da meta da campanha, a cerimônia realizada na sede da Procuradoria da República em São Paulo homenageou entidades e membros da sociedade civil paulista que colaboraram com a iniciativa. A atriz Maria Fernanda Cândido foi uma das agraciadas. “É emocionante ver o Brasil acordado. No Congresso, ficaremos de olho e não queremos que mudem uma vírgula sequer dessas propostas”, declarou.

Além da atriz, receberam homenagens pelo engajamento na campanha o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), a Receita Federal, a Igreja Batista, a Loja Maçônica do Estado de São Paulo, os movimentos Política Viva e Vem pra Rua, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Fertilizantes da Baixada Santista e a organização não governamental TdB – Turma do Bem.

10 Medidas

O combate à corrupção é um compromisso do Ministério Público Federal. Por isso, o MPF apresentou ao Congresso Nacional um conjunto de dez medidas distribuídas em três frentes: prevenir a corrupção (implementação de controles internos, transparência, auditorias, estudos e pesquisas de percepção, educação, conscientização e marketing); sancionar os corruptos com penas apropriadas e acabar com a impunidade; criar instrumentos para a recuperação satisfatória do dinheiro desviado. Saiba mais em www.dezmedidas.mpf.mp.br.

Ascom -Procuradoria da República no Estado do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.