Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A iniciativa da Senadora garante que os crimes de lesões corporais leves e culposas praticados contra crianças e adolescentes não mais precisarão de uma queixa formal para serem apuradas

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou por unanimidade, ontem (2), projeto da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que reforça o combate à violência contra crianças, adolescentes e pessoas consideradas incapazes perante a lei. A iniciativa de Gleisi garante que os crimes de lesões corporais leves e culposas praticados contra essas pessoas não mais precisarão de uma queixa formal para serem apuradas e punidas, quando forem praticadas nas relações domésticas. A matéria foi aprovada em caráter terminativo e segue agora para a Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei do Senado (PLS 572/2015) define que esse tipo de crime passará a ser objeto de ação penal pública incondicionada — que não depende de prévia manifestação de qualquer pessoa para ser iniciada. Atualmente, a lei já prevê que o crime de lesões corporais seja processado por meio de ação pública incondicionada, mas, por força de um dispositivo aprovado em 1995, as lesões corporais leves e lesões culposas precisam da manifestação da vítima para serem alvo de investigação, denúncia e processo. A justificativa para essa ressalva é que a vítima pode abrir mão da apuração do fato, quando a divulgação dos mesmos possa ser mais danosa que a lesão.

Atualmente, quando a vítima é menor de dezoito anos ou incapaz, a queixa sobre esse tipo de caso deve partir de seu guardião legal. Na prática, quando a vítima é do sexo feminino, a Lei Maria da Penha já assegura a abertura do processo sem necessidade de queixa se o crime for praticado no âmbito doméstico e familiar, mas não há dispositivo legal que assegure o mesmo tratamento às vítimas do sexo masculino.

“Essa é uma distinção injustificável, baseada apenas no sexo, para o início da persecução penal nos crimes de lesões corporais leves ou culposas nos quais a vítima é menor ou incapaz”, argumenta a senadora.

Ela lembra que os crimes praticados contra criança ou adolescente são todos processados por meio de ação pública incondicionada e que, portanto, as lesões corporais leves ou culposas devem obedecer ao mesmo tratamento quando ocorridas no âmbito doméstico, já que a atual exigência de queixa prestada pelo guardião legal pode levar ao conflito de interesses—o guardião pode ser o autor da lesão.

Dayane Hirt/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.