Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A campanha global em prol da segurança no trânsito começa em Ibiporã através de uma solenidade hoje (7)

Começou oficialmente na quinta-feira (2), em todo o Paraná, a campanha ‘’Maio Amarelo’’, que visa diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida. Este ano, o tema da campanha é “Maio Amarelo - no trânsito, o sentido é a vida”, e apela para o poder das crianças em influenciar o comportamento dos pais.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (66ª Ciretran) e demais secretarias, programou ao longo deste mês uma série de ações, como palestras em escolas, e para motoristas da TIL, simulação de trajetos e sinalização, jogos interativos e blitze educativas. “A educação é a mais importante ferramenta de formação da cidadania. Quanto mais cedo envolvermos crianças e adolescentes em ações desta natureza, maiores são as chances de alcançarmos êxito na construção de um trânsito democratizado, assegurando ao mesmo tempo o direito de todos de ir e vir com segurança", defende o diretor do Departamento de Trânsito, Euller Alexandre Gualberto.

A programação inicia-se hoje (7), às 19:30, no Cine Teatro Padre José Zanelli. A solenidade contará com uma palestra ministrada pelo inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Wagner Stochi, e contará com a presença voluntária de vítimas de acidentes de trânsito, motoristas da Prefeitura, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceib)i, e demais segmentos da sociedade civil organizada, autoridades municipais, estaduais e federais.

Metas

A intenção da Organização das Nações Unidas (ONU) com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundiais, cinco milhões de vidas até 2020. “Lamentavelmente, a cada dia, cresce o número de vidas ceifadas e/ou sequeladas no trânsito das nossas cidades, em parte, em decorrência da imprudência ao volante. Entendemos que a nossa ação deve ser incisiva no âmbito da educação, com medidas que possam culminar com a formação de cidadãos mais conscientes, enquanto pedestres e/ou condutores de veículos”, ressalta o diretor do DTransito.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que se nada for feito 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

O Maio Amarelo ocorre simultaneamente em 27 países e 423 cidades diferentes. O mês de conscientização foi lançado em 2014 a partir da “Década de Ações para segurança no Trânsito”, ação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mortes no trânsito em todo o mundo.

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.