Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira (10) o projeto de lei que possibilita a retomada da prisão em segunda instância. O projeto, que recebeu sugestões do ministro Sergio Moro, foi aprovado com 22 votos favoráveis e apenas um contra. Veja abaixo como cada senador votou.

O projeto da prisão em segunda instância foi aprovado logo depois que o colegiado também deliberou favoravelmente ao pacote anticrime do ministro Moro. Antes de seguir para o plenário, contudo, o projeto da segunda instância será colocado novamente na pauta da CCJ nesta quarta-feira (11) por se tratar de um substitutivo.

A expectativa é que a votação desta quarta seja ainda mais rápida que a desta terça, já que a maior parte do colegiado é favorável ao projeto. Nesta quarta, por exemplo, apenas o senador Rogério Carvalho (PT-SE) votou contra o projeto.

Senadores como Lasier Martins (Podemos-RS) e Alvaro Dias (Podemos-PR) ainda prometem cobrar a apreciação da matéria no plenário do Senado ainda nesta semana, para que logo depois o projeto siga para a Câmara.

A ideia do grupo de 41 senadores que apresentou um abaixo-assinado cobrando a votação da segunda instância, a despeito do desejo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de deixar o assunto para o próximo ano, é aprovar o projeto ainda neste ano. O projeto, que foi apresentado por Lasier Martins e recebeu um substitutivo da Juíza Selma (Podemos-MT) acordado com o ministro Moro, altera o Código de Processo Penal para retomar a prisão em segunda instância.

O debate sobre o assunto, contudo, deve continuar no próximo ano com a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto na Câmara.

Veja como os senadores votaram a prisão em segunda instância na CCJ do Senado nesta terça-feira:

Sim

Mecias de Jesus (PR-RR)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Espiridião Amin (PP-SC)

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)

Marcio Bittar (MDB-AC)

Luiz Pastore (MDB-ES)

Flávio Arns (Rede-PR)

Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Jorge Kajuru (Cidadania-GO)

Leila Barros (PSB-DF)

Otto Alencar (PSD-BA)

Arolde de Oliveira (PSD-RJ)

Sérgio Petecão (PSD-AC)

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Marcos do Val (Podemos-ES)

Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)

Alvaro Dias (Podemos-PR)

Major Olimpio (PSL-SP)

Juíza Selma (Podemos-MT)

Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Marcos Rogério (DEM-RO)

Jorginho Mello (PL-SC)

Não

Rogério Carvalho (PT-SE)

Os demais representantes da oposição na CCJ - Humberto Costa (PT-PE) e Paulo Paim (PT-RS) - não compareceram à sessão desta quarta. Eles anteciparam ao Congresso em Foco, contudo, que preparam uma estratégia para tentar retardar o restante da tramitação da segunda instância. A ideia deles é exigir que o projeto, que é terminativo e poderia seguir direto para o plenário após a aprovação na CCJ, também seja votado no plenário. Afinal, a pauta do plenário é definida por Alcolumbre, que não tinha interesse em votar o projeto nesta semana. A manobra pode, então, empurrar para o próximo ano a decisão final sobre o projeto de lei, mesmo com a pressão dos senadores que querem concluir o assunto neste ano já que são aliados de Moro e defendem a bandeira do combate à corrupção

(Marina Barbosa - Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, trabalhou no Jornal do Commercio, na Folha de Pernambuco e no G1. Também atuou como free lancer para diversos veículos de circulação nacional.  https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/ccj-do-senado-aprova-prisao-em-segunda-instancia-veja-os-votos/?utm_source=Pol%C3%ADticos&utm_campaign=57d867da15-EMAIL_CAMPAIGN_2019_12_10_05_36_COPY_02&utm_medium=email&utm_term=0_3d7e875634-57d867da15-171872049)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.