Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Policiais militares de Curitiba e Região Metropolitana iniciaram nesta ontem (21) o II Curso de Técnico Explosivista Policial do Esquadrão Antibombas (EAB), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Com 700 horas-aula, o curso visa aperfeiçoar a qualificação técnica dos militares estaduais e buscar policiais com habilidade e interesse pela área de antibombas.

A aula inaugural contou com a palestra “O uso criminoso de explosivos no Brasil”, proferida pelo diretor da Divisão Brasileira da Associação Internacional e Técnicos e Investigadores de Bombas, tenente-coronel da reserva remunerada Décio José Aguiar Leão.

De acordo com o comandante do Esquadrão Antibombas, capitão Ilson de Oliveira Júnior, o objetivo do curso é valorizar e destacar a importância da pesquisa científica e da preparação de novos técnicos explosivistas na área. “Buscamos compartilhar o conhecimento, instigar habilidades, fomentar atitudes para o desempenho desta missão. O Bope visa qualificar ainda mais seu efetivo e seleciona policiais militares com as melhores capacidades para que desempenhem suas atividades com excelência”, afirmou.

O tenente-coronel Décio José Aguiar Leão explica que o trabalho que a Polícia Militar do Paraná vem desenvolvendo na área de bombas explosivas é referência para o Brasil e que no Estado está em formação um polo centralizador do conhecimento na área no País. “Os eventos que já realizados aqui, como os encontros de comandantes dos esquadrões antibombas, em 2014 e 2015, vêm tornando a corporação um exemplo a ser seguido por outros estados brasileiros”, disse.

“Na atual complexidade social, talvez nenhuma outra instituição esteja sendo tão demandada na esfera da segurança pública quanto à PM. Por isso, é fundamental o constante o aperfeiçoamento do efetivo”, disse o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.

EXPECTATIVA - O sargento Ricardo Teixeira, que atua no Centro de Operações Policiais Militares (Copom), disse que pretende fazer parte da equipe do Esquadrão Antibombas. “Sempre quis conhecer mais sobre o EAB e o curso é realmente interessante. A ideia, ao final do curso, é poder integrar essa equipe, juntamente com os policiais que lá estão, e oferecer um bom serviço à comunidade”, disse.

Para o integrante da Companhia Tático de Trânsito, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), soldado Jorge Patrick de Castro da Silva, a intenção é difundir tudo o que aprender com seus colegas de farda. “O conhecimento sobre explosivos e desarticulação de artefatos é importante e percebi que essa capacitação seria a oportunidade de aprender sobre a área e contribuir com a sociedade”, ressaltou.

EDUCAÇÃO CONTINUADA - Além do II Curso de Técnico Explosivista, estão em andamento o XV Curso de Capacitação de Operações Especiais e o 6º Curso de Controle de Distúrbios Civis - categoria oficiais, todos com a particpação de militares estaduais da Capital e Interior do Estado, que passam por um período de capacitação específica na área de atuação de cada subunidade do Bope. 

“É necessário termos profissionais especializados, considerando as demandas de segurança pública que enfrentamos. O objetivo é difundir doutrina, pois quanto mais seguro estiver o operador e o policial militar de ponta, mais eficácia o atendimento terá”, explicou o comandante do Bope, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.