Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A primeira quinzena de 2016 no Paraná foi marcada por seis deslizamentos de terra e cinco alagamentos que atingiram mais de mil pessoas. Para prevenir acidentes, o Departamento de Trânsito (Detran), com apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, orienta os motoristas sobre como proceder em casos de condições adversas nas estradas. 

“É importante que o motorista se informe e saiba reagir mediante as situações que saem do controle para que a vida seja preservada”, observa o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

As chuvas reduzem a visibilidade dos motoristas e aderência dos pneus dos veículos, principalmente em curvas. Além disso, aumentam o espaço percorrido em frenagens e dificultam manobras de emergência. 

“Quando o condutor dirige sob forte chuva é importante reduzir a velocidade, aumentar a distância dos demais veículos, manter os faróis baixos acesos e evitar passar por poças ou lugares com acúmulo de água”, explica a chefe de programas educativos do Detran, Noedy Bertazzi. “No caso dos motociclistas, a roupa apropriada e a capa impermeável são essenciais para proteção”, diz ela. 

Em casos de alagamentos o motorista deve evitar dirigir em áreas desconhecidas. Em muitos casos é mais seguro abandonar o carro e se deslocar para uma área mais alta e nunca atravessar uma rua com águas acima da altura dos pneus. Se conseguir seguir em frente ele deve manter sempre a primeira marcha engrenada e aceleração constante. 

Nos deslizamentos o mais importante é parar a uma distância segura do local e sinalizar e isolar a região para evitar que outras pessoas passem por ali. Por mais que terra e pedras já tenham deslizado o processo ainda pode continuar. 

Em casos de emergência o telefone do Corpo de Bombeiros é 193. 

EQUÍVOCOS - Em casos de alagamentos o principal equívoco do motorista é tentar atravessar as águas. Com esta ação ele se expõe a vários riscos, inclusive de afogamento, pois a água pode esconder buracos na via. A velocidade das águas também pode arrastar pessoas e carros. 

Nos casos de deslizamentos o perigo é estacionar próximo à área do acidente, pois o processo pode continuar e atingir o veículo parado. 

BALANÇO - Em 2015 houve um aumento de 131, 25% no número de deslizamentos no Paraná em relação a 2014. Foram registradas 37 ocorrências em 28 municípios. 

Já o número de ocorrências por alagamentos foi menor de 2014 para 2015, de 74 caíram para 62. Dos 44 municípios alagados Curitiba, Colombo, Guaratuba, Maringá e Ponta Grossa estão na lista dos mais atingidos. 

Apesar de os alagamentos e deslizamentos continuarem sendo um problema em diversos municípios o número de pessoas afetadas foi menor. Em 2014 foram atingidas 528.152 pessoas e em 2015 foram 31.783. 

A Defesa Civil explica que uma das razões que justifica a queda do número de pessoas atingidas são os trabalhos de prevenção e preparação aos desastres. 

“Já temos 1.047 locais mapeados no Paraná, sendo que 220 são áreas de deslizamentos. Assim é possível qualificar os recursos para preparar estas comunidades para casos de desastres”, diz capitão da Defesa Civil, Romero Nunes da Silva Filho. 

Em 2015, o Detran, por meio da Escola Pública de Trânsito, compartilhou o sistema de videoconferência e telessalas para o treinamento de 586 integrantes das Coordenadorias Regionais e Municipais de Proteção e Defesa Civil. 

De acordo com o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o volume e a intensidade das chuvas na região Sul do País devem ser intensificados nos próximos três meses. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.