Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) formou nesta semana 50 servidores que vão atuar na investigação e auditagem de fraudes em processos de habilitação e veículos. O grupo vai trabalhar internamente e também junto aos prestadores de serviço da autarquia, como clínicas médicas credenciadas, despachantes, fabricantes de placas e centros de formação de condutores. 

Oferecido em parceria com a Polícia Civil do Estado, por meio da Escola Superior da Polícia Civil, o curso de Investigação e Auditoria de Trânsito teve 128 horas/aula e abordou técnicas de entrevista, identificação veicular, legislação, relações interpessoais e aspectos operacionais, entre outros. 



“A ideia é aumentar o corpo técnico qualificado para realizar auditagens. O Detran já tem a Coordenadoria de Investigação e Auditagem, mas queremos que servidores de outros setores também estejam envolvidos e auxiliem sempre que necessário”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

A expectativa é que novas turmas sejam formadas e o conteúdo das aulas cada vez mais voltado ao dia a dia da instituição. “Este é o primeiro curso, que deve ser aprimorado, direcionado às necessidades diárias do Departamento”, explica o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat. 

AVANÇOS – Os participantes receberam os certificados nesta quinta (9) e sexta-feira (10). “Gostei muito do curso. Aprimorou meu olhar na fiscalização das clínicas credenciadas. Sou psicóloga e nunca tive este tipo de oportunidade antes. Foi muito bom”, disse a servidora Cristiane Baecker. 

“Já senti diferença no meu dia a dia na banca examinadora de testes práticos de direção”, avaliou a servidora Alessandra Plantes. “Essa troca de informações e conhecimentos com a Polícia Civil foi extremamente produtiva”, completou o vistoriador Samuel Scorsin. 

APOIO – A parceria entre o Detran e Polícia Civil também foi destacada pelo diretor-geral do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha. “Este apoio mútuo nos permite fazer um trabalho inédito no Brasil. Somos o único Estado do país em que há interligação dos bancos de dados do Departamento e do Instituto”. 

Hoje, existem seis unidades conjuntas do Detran e do Instituto de Identificação do Paraná – em Paranaguá, Nova Aurora, Curitiba (Posto Central e Vila Hauer) e Londrina. 

Agência de Notícias PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios