Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Debate quinta-feira (16) na Câmara reforça apoio às investigações contra corrupção e prostituição com crianças e adolescentes

O plenário da Câmara Municipal de Londrina vai sediar na próxima quinta-feira, 16 de julho, um debate sobre os desafios do combate ao crime organizado.Três promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Leila Schimidt e Jorge Barreto, coordenadores;e Renato de Lima Castro, de Proteção ao Patrimônio Público – vão falar sobre as investigações sobre corrupção na Receita Estadual e no Governo do Estado. Aspromotoras Susana de Lacerda e Caroline Estevesvão abordar o aliciamento de crianças e adolescentes para prostituição.

Marcado para as 19h30, o debate é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, pelo Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel) e pelo “Vai Gaeco”, grupo criado há poucas semanas e que já reúne mais de 15 mil seguidores nas redes sociais. O evento conta também com o apoio da vice-presidente da Câmara, vereadora Elza Correia (PMDB).

O debate com os promotores do Gaeco será mediado por José Maschio, diretor de Formação e Ensino do Sindicato dos Jornalistas. “O objetivo é informar a população sobre o andamento das operações Publicano I e II e da Operação Voldemort e, ao final, elaborar a Carta de Londrina, de apoio às investigações”, afirma Maschio. “Também será exigido do Tribunal de Justiça a nomeação de um juiz exclusivo”, ele acrescenta.

Segundo o presidente do Sindiprol/Aduel, Renato Lima Barbosa, o debate desta quinta-feira é importante para reforçar o apoio às investigações do Gaeco e à nomeação de um juiz exclusivo para as ações judiciais. “São muitos processos envolvendo muitos nomes. Deixar os processos nas mãos do juiz natural é fundamental para que não corramos o risco de ver as ações serem prescritas, como ocorreu no caso AMA-Comurb”, ressalta.

Criadora do grupo “Vai Gaeco”, a professora universitária Neli Beloti acredita que a mobilização de entidades e da população em geral é importante para que as investigações levem à punição dos responsáveis pela corrupção e pelo aliciamento de menores. “Esperamos um grande público para que Londrina deixe claro que apoia o trabalho do Gaeco.”

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.