Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresários do Centro de Londrina ganharam uma nova ferramenta para comunicar às forças policiais eventuais ocorrências no comércio. Trata-se do projeto piloto “Centro Seguro”, um grupo criado no aplicativo WhatsApp com o objetivo de gerar segurança, prevenção e agilidade no atendimento aos lojistas. O grupo foi criado com a iniciativa da Polícia Militar e comerciantes da Rua Benjamin Constant, e se estendeu para toda a região central da cidade. Ao todo já são cerca de 200 integrantes entre empresários, policiais e guardas municipais. A ação é uma parceria entre ACIL, Sincoval, Polícia Militar e Guarda Municipal.

O “Centro Seguro” foi criado em março e, recentemente, o “grito de socorro” de uma empresária culminou na prisão de um ladrão. O indivíduo entrou em um dos estabelecimentos comerciais com a desculpa de usar o banheiro do local, mas aproveitou a oportunidade para roubar o telefone celular de uma funcionária. A proprietária da loja, imediatamente, acionou o grupo repassando informações sobre o furto e a imagem do homem que havia sido capturada pela câmera de segurança. Com a mensagem instantânea sobre a localização aproximada e a descrição do indivíduo, a polícia militar deu início às operações de busca. O homem foi encontrado e encaminhado à delegacia.

“O grupo recebe um apoio importante da polícia, que se mostra empenhada em estar próxima dos empresários e atenta às situações que ocorrem no nosso dia a dia. Sentimos que o socorro vem mais rápido e isso aumenta a sensação de segurança para trabalhar no comércio. Esperamos que essas ações imediatistas inibam a bandidagem”, explica Angelo Pamplona, empresário e diretor da ACIL. “É um projeto piloto, que sendo bem construído, servirá como modelo para as demais regiões de Londrina. Queremos a cidade toda segura”, completa.

Para o capitão Marcos Tordoro, da Polícia Militar, a criação do grupo no aplicativo vai de encontro com a filosofia de trabalho da corporação. “Entendemos que a única forma de realizar um trabalho preventivo e verdadeiro é estando próximo da comunidade para atingir dois objetivos que são de grande importância para a polícia: diminuir os índices criminais e devolver às pessoas a sensação de segurança. Queremos manter uma interação verdadeira com a população. Por isso, os policiais recebem autonomia para fazer aquilo que as pessoas demandarem deles no dia a dia, desde que não seja ilegal ou imoral. A região do Centro de Londrina é onde há maior circulação de pessoas e dinheiro, e isso chama a atenção dos criminosos”, explica.

O presidente do Sincoval, Ovanes Gava, acredita que a ferramenta será um importante caminho para retomar a sensação de segurança que empresários e consumidores precisam para transitar no comércio.  “Acreditamos que essa iniciativa contribui para o desenvolvimento do nosso comércio, trazendo mais tranquilidade e segurança, além de unir instituições e empresários”.

O próximo passo do grupo é realizar uma palestra gratuita direcionada aos empresários do Centro de Londrina sobre medidas preventivas no comércio.

Interessados em participar do grupo “Centro Seguro” devem entrar em contato com o Sincoval através do telefone 3342-3132 para informar alguns dados como nome, telefone, e-mail e endereço do estabelecimento comercial.

Asimp/Acil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.