Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Segurança 12/05/2017  09h02

Enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente é tema de encontro

Evento reunirá servidores da rede municipal de serviços, docentes, profissionais da área e estudantes; inscrições estão abertas até 16 de maio

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 3), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), realiza, no dia 17 de maio, um encontro com o tema “Desafios das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”. As atividades ocorrem das 8h às 16h30, no Senai Londrina, localizado na Rua Belém, 844, centro. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, véspera do encontro, pelo endereço goo.gl/xRYlaz. Os participantes inscritos poderão obter seus certificados emitidos pela UEL.

A programação inclui palestras, debates e oficinas temáticas, tendo como público-alvo servidores públicos da rede de serviços do município de Londrina, docentes, profissionais da área, estudantes e a comunidade em geral. O objetivo é sensibilizar a rede de serviços chamando a atenção para a importância do trabalho intersetorial no combate à violência, promover a reflexão sobre a atuação social em rede e pensar estratégias e ações para a implementação deste trabalho visando a proteção e o fortalecimento das famílias que possuem crianças ou adolescentes vítimas de violência. A expectativa é que 250 pessoas participem do evento.

A secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, enfatizou que o encontro vai possibilitar o debate do tema e o desenvolvimento de capacitações sobre os desafios das políticas públicas voltadas ao atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e suas famílias. “Os conteúdos tratados servirão para fortalecer os profissionais e técnicos que desenvolvem trabalhos sociais no Município. Será também um momento para os participantes adquirirem conhecimento e compartilharem experiências”, comentou.

Para a diretora de Proteção Social Especial da SMAS, Josiane Severino dos Santos Nogueira, as discussões sobre o assunto são importantes e devem ser feitas de forma permanente com a sociedade. “O evento é um momento para ampliar o diálogo, trazer o tema à tona e mobilizar a população. Mas, vale a pena ressaltar também que o assunto já é abordado durante todo o ano com as comissões e reuniões de trabalho realizadas pela Secretaria e Conselho Municipal junto a entidades e profissionais da área”, disse.

São apoiadores do evento o Senai Londrina, Guarda Mirim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o programa de Economia Solidária da Prefeitura de Londrina.

Palestra e oficinas – Entre as principais atividades do evento há uma palestra, às 9 horas, ministrada pela professora Zelimar Soares Bidarra, da Unioeste. Será abordado o tema “Os desafios das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”. Na sequência, às 11 horas, haverá um momento reservado para debates acerca do tema do evento.

Após o intervalo para o almoço, a partir das 13h30 serão realizadas duas oficinas. A primeira com o tema “O trabalho social com famílias no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”, conduzido pelos professores Mabel Mascarenhas Torres, do departamento de Serviço Social da UEL, e Rafael Bianchi, do curso de Psicologia da UEL. O segundo tema será “A rede e a intersetorialidade no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”, coordenado pela professora Vera Suguihiro, do departamento de Serviço Social da UEL.

Programação

8h – Credenciamento

8h30 – Composição da mesa de autoridades

9h – Palestra: “Os desafios das políticas públicas no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”.

Coordenadora da Mesa: Vera Sugihiro – UEL

Palestrante: Zelimar Bidarra – UNIOESTE

11h – Debate

12h às 13h30  – Intervalo de almoço

13h30 – Oficinas (desafios e possibilidades)

Oficina 1 - Tema: “O trabalho social com famílias no 
enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”

Coordenador da mesa: Anyelle (Creas 3)

Condutor da proposta: Rafael Bianchi – Psicologia (UEL)

Mabel Torres – Serviço Social (UEL)

Oficina 2 - Tema: “A rede e a intersetorialidade no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”

Coordenador da mesa: Nayana (Creas 3)

Condutor da proposta: Vera Sugihiro– Serviço Social (UEL)

15h30 – Debate

16h30  - Encerramento

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios