Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre 11 e 12 de novembro, o “Via Futuro” funcionará como um preparatório para Conferência da ONU que prevê redução de 50% das mortes no trânsito em 10 anos

Os acidentes relacionados ao trânsito já são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil. O problema, no entanto, tem alcance global. No mundo todo, eventos desse tipo são responsáveis pela maior parte das mortes de jovens na faixa dos 15 aos 20 anos de idade. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), diariamente, cerca de 3 mil pessoas morrem em ruas e estradas de diferentes países; e, se nada for feito, no ano de 2020 o trânsito vai matar 1,9 milhão de indivíduos e deixar outros 50 milhões com alguma sequela.

Com base nesses dados, e seguindo resolução emitida pela ONU na qual o período de 2011 a 2020 ficou definido como a “Década de ações para a segurança no trânsito”, a Companhia Paulista de Desenvolvimento e a Sem Parar Comunicações, realizam o Fórum Via Futuro – Segurança no Trânsito, com apoio institucional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)e do Ministério das Cidades.

O encontro, que acontece em São Paulo nos dias 11 e 12 de novembro, além de debater a segurança no trânsito em território brasileiro, servirá de referência para a Conferência da ONU, em Brasília, quando serão avaliados os avanços do tratado assinado pelo Brasil em Moscou, em 2010.

Técnicos e especialistas de diferentes áreas da sociedade civil – empresas, instituições, universidades e o setor público nacional– vão discutir os avanços no desenvolvimento de novas tecnologias, o treinamento e a formação de condutores, a engenharia de tráfego e, sobretudo, a mobilidade e a segurança de pedestres, ciclistas, condutores e passageiros.

“Além de representar uma deficiência estrutural das grandes cidades, a questão do trânsito é um problema de saúde pública. Por isso, o poder público precisa atuar nesse tema com extrema responsabilidade. Precisamos discutir sobre os avanços urbanísticos que desejamos, assim como formas de mudar a cultura da sociedade em relação aos pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros. Somos todos cidadãos. Este deve ser o princípio a ser adotado: o pedestre, o ciclista, o motorista e o passageiro-cidadão”, salienta o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. 

Ações desenvolvidas no Brasil 

Entre as medidas adotadas no Brasil visando a redução de mortes durante este período que preconiza a “Década de ações para a segurança no trânsito”, destaca-se o “Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida”, que faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência no Trânsito.

A Lei Seca, com intolerância total ao álcool na direção e penalidades mais severas aos infratores, é um dos destaques de alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro. A norma é considerada uma das mais rígidas do mundo.

Outros exemplos a serem discutidos durante o fórum:

• Uso de capacetes para motociclistas e passageiros e coletes de segurança para profissionais;

• Capacitação: utilização de simulador na capacitação de motoristas. Entre 2010 e 2014 foram capacitados mais de 115 mil motoristas profissionais em todo o país.

Painéis de debates / Programação

O Fórum Via Futuro terá sete painéis para debater questões relacionadas à segurança no trânsito. Os dois primeiros vão apresentar temas como evolução tecnológica e outros procedimentos vinculados aos veículos e equipamentos. O terceiro painel, que encerra o primeiro dia de atividades do Fórum, vai tratar da formação dos condutores.

Na quarta fase do programa (segundo dia do fórum) entram em discussão a engenharia de tráfego e a sinalização na segurança viária. O quinto painel discute modelos como campanhas educativas, fiscalização e a legislação de trânsito. A mobilidade e a segurança dos ciclistas serão discutidas no sexto painel e, por fim, na sétima e última etapa, as tecnologias para identificação, fiscalização e segurança veicular.

Os palestrantes convidados são técnicos e especialistas em trânsito, engenheiros da indústria automotiva, representantes de instituições públicas, privadas, universidades, ligadas à questão da mobilidade urbana, segurança, legislação educação e saúde. A abertura do evento será feita pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Asimp/Ministério das Cidades

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.