Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Londrina, no Norte-Central do estado, o Ministério Público do Paraná e a Polícia Civil deflagraram nesta terça-feira, 10 de agosto, operação contra organização criminosa responsável por fraudes em processos licitatórios e contratos administrativos para prestação de serviços médicos em hospitais públicos e no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Conforme já apurado pelo MPPR, a partir do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), e pela Divisão de Combate à Corrupção (Deccor), da PC, o esquema teria levado a um prejuízo de R$ 66 milhões para os cofres municipais.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Londrina e Centenário do Sul. Entre os investigados há empresários, médicos e agentes públicos – inclusive um ex-diretor do Cismespar, que seria ligado ao grupo empresarial favorecido pelas ilegalidades. Também foram cumpridos bloqueios de valores e restrição de automóveis dos envolvidos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Criminal de Cambé.

Segundo a Deccor, as investigações tiveram início há 2 anos. As fraudes estariam sendo praticadas desde 2013 e consistiam na facilitação e favorecimento à participação de determinado grupo empresarial em diversos procedimentos na área da saúde em vários municípios da região. Além das irregularidades nos processos de licitação, a organização criminosa é suspeita de lavagem de dinheiro.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.