Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Durante o decorrer desta semana, a Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) vai realizar diversas ações educativas nas escolas municipais de Londrina. A intenção é levar mais informações sobre cidadania, prevenção às drogas, preservação do meio ambiente, questões de relacionamento como bullying, entre outros assuntos. As ações fazem parte do Projeto Interação Social.

Amanhã (16), receberão os guardas municipais da patrulha escolar comunitária as escolas municipais Professor Leônidas Sobrino Porto (Rua Jequitibá, 226, Jardim Leonor) e Professora Mari Carrera Bueno, o Caic da região oeste (Rua José Boralli, 325). Os alunos do 4º ano das escolas participam de um ciclo de seis palestras, sempre desenvolvidas no horário das aulas, ou seja, a partir das 8h e das 13h30.

Para o supervisor da GMEC, Márcio Aparecido Meirelles, as conversas com as crianças ajudam a formar cidadãos mais conscientes. “Nossa intenção é informar a população e sabemos que a educação é o melhor remédio para a prevenção de situações como por exemplo, a drogadição e depredação do espaço público. Quanto mais cedo as crianças souberem seus direitors e deveres, melhores cidadãos nós formaremos e mais chances elas terão de um futuro próspero”, disse.

Ainda nesta semana, receberão as palestras os alunos das escolas municipais Professor Moacyr Teixeira (Rua Luís Brugin, 775, Conjunto Violim); Carlos Kraemer  (Rua Tremembés, 791, Vila Casoni);  Bento Munhoz da Rocha Neto (Rua Santos, 235, Distrito de Lerroville) e a Francisco Aquino Toledo (Rua Vasco da Gama, 165, Distrito São Luiz).

Guarda Mirim - No período da manhã de quinta-feira (17), a partir das 8h, os integrantes da GMEC vão à Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Ouro Branco, para atividades com a formação da Guarda Mirim. Cerca de 160 alunos fazem parte das ações educativas, que englobam seis turmas de 5º anos. Eles devem se formar no início de outubro.

A Guarda Mirim é um projeto que une as proposições do Projeto Interação Social com comandos de Ordem Unida, que se referem à concentração, disciplina e desenvolvimento de valores como respeito ao próximo e à hierarquia.

Outras ações - No dia 23 de setembro, quatro turmas do período matutino e quatro do vespertino, da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi vão participar de uma conversa com a equipe do GMEC. As ações terão início às 8 horas, na sede da escola que fica na Rua Suécia, 67, no Jardim Igapó.

Ao todo, quase 300 alunos, do 1º ao 5º ano, vão receber informações sobre preservação do patrimônio público, pichações e depredações e as consequências legais destes atos. Após a conversa, os alunos vão conhecer o ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal. O ônibus ficará disponível para a população, das 11h30 até 16 horas, na praça próxima à escola municipal.

Já no dia 30 de setembro, os adolescentes de 14 a 16 anos da Escola Pio XII vão participar da palestra sobre prevenção ao tabaco, álcool, maconha e outras drogas. No encontro, os guardas abordarão os efeitos das drogas no corpo humano, as consequências em longo prazo e a questão legal do uso dessas substâncias. Os participantes poderão assistir também um vídeo com depoimentos de ex-usuários de drogas e imagens sobre o assunto.

As escolas e instituições da sociedade que desejam obter palestras educativas com a Guarda Municipal Escolar Comunitária podem agendar pelo 3372-4633. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.