Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na última quarta-feira (5), a Guarda Municipal de Londrina completou 7 anos de atividades na cidade. O foco principal da instituição, de acordo com os comandantes, é a atuação em forma de patrulhamento preventivo e o policiamento comunitário em todas as regiões da cidade. Sábado, dia 8, agentes da instituição foram até o calçadão da cidade, pela manhã, e realizaram diversas atividades para ampliar o diálogo com a comunidade. Os agentes fizeram interação musical, apresentação dos cães do canil, orientação sobre dicas de segurança, Defesa Civil e sobre a importância de o cidadão ser doador de sangue.

O secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, esteve presente no ato e reafirmou o compromisso da instituição com a comunidade. “É isso que eu espero dos guardas. Promover uma interação com a sociedade e trazer a sociedade para perto de nós. Afinal de contas, a confiança que a população coloca na guarda, eu quero transmitir por também termos na população”, afirmou.

Centenas de pessoas passaram pelo calçadão e puderam ver e participar do evento promovido pelos agentes. A interação teve início às 10h e terminou às 11h30, com o corte do bolo de aniversário. Daniel Sakama, diretor da instituição, avaliou positivamente o evento. “É importante que haja cada vez mais esse envolvimento da Guarda Municipal de Londrina com a comunidade. Ações como essa têm o objetivo de mostrar para a comunidade que o diálogo entre a Guarda e as pessoas fortalece o vínculo, e ajuda muito no combate à criminalidade. Essa ação no calçadão, assim como a ação que desenvolvemos na Expo 2017, em abril, tem o objetivo de mostrar, na prática, que qualquer cidadão londrinense pode contar com a Guarda Municipal”, explicou.

Josué Benaia, um dos agentes que realizaram a interação musical, ressaltou que a ação teve o objetivo de mostrar para a sociedade o caráter humano dos guardas municipais. “Esse é um grupo de homens e mulheres que busca propagar bons princípios. Através da música, acreditamos que é possível sintonizar com a sociedade esses fundamentos, e integrar com eles nessa busca por uma comunidade melhor”, afirmou.

Libras - O agente José Henrique de Souza, que atua na Guarda Municipal Escolar Comunitária, também participou da interação musical feita pelos guardas e colaborou na interpretação das músicas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por meio do projeto “Guarda Municipal Mirim”, ele leva o ensino da língua às crianças. “Foi emocionante participar desse momento de interação com a comunidade, apresentando a Língua em um espaço tão diverso que é o calçadão. Essa apresentação vai além de traduzir literalmente a língua portuguesa para Libras, mas sim, transmitir de maneira fidedigna as palavras e os sentimentos expressados pelos agentes que ali cantavam”, pontuou.

A organização do evento partiu dos próprios agentes da Guarda Municipal e não prejudicou o funcionamento do serviço de patrulhamento preventivo nas ruas ou em espaços públicos municipais. De acordo com o comando da instituição, a ação de se envolver com a comunidade a fim de orientar e se mostrar presente, faz parte da metodologia de trabalho.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.