Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Segurança 21/07/2017  09h05

Guarda Municipal finaliza capacitação anual dos agentes

Com a finalização dos trabalhos, os 350 GMs de Londrina terão recebido conhecimentos atualizados sobre diversas áreas

Para aperfeiçoar cada vez mais o atendimento à comunidade, a Guarda Municipal de Londrina realizará na próxima segunda-feira (24), às 9 horas, as aulas da última turma do "Estágio de Qualificação Profissional", na sede do Tiro de Guerra, localizado na Avenida Salgado Filho, 1.334. Com a finalização desses trabalhos, os 350 guardas municipais de Londrina terão passado pela capacitação anual.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, a iniciativa é valiosa para a busca pelo aperfeiçoamento profissional. “Isso é muito bom para o Município e para o guarda municipal, porque ele adquire mais conhecimento para a execução de sua tarefa. Já temos uma Guarda Municipal vocacionada, em que 80% deles têm nível superior completo, mesmo assim temos a oportunidade de trazê-los de volta aos bancos escolares e trabalharmos em prol da formação do guarda-cidadão”, disse.

Durante a capacitação, os guardas municipais que já participaram desta qualificação atualizaram seus conhecimentos em diversas áreas, como em Direito Penal e Administrativo, Lei Maria da Penha, Defesa Civil, combate à incêndio, primeiros socorros, defesa pessoal, técnicas de abordagem e algemamento, segurança patrimonial, uso de tecnologias menos letais, polícia comunitária, educação ambiental, educação no trânsito, conduta de patrulhamento e armamento e tiro.

As aulas teóricas foram ministradas na sala de aula do Tiro de Guerra, sendo que o estande de tiro do local também foi aproveitado. As atividades práticas de combate à incêndio e primeiros socorros foram realizadas no Shopping Catuaí devido à infraestrutura do local.

Os ministrantes do curso foram os próprios guardas municipais habilitados, técnicos especializados na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), promotores públicos do Ministério Público do Paraná e pela juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero. Ao todo, foram 120 horas de aulas.

De acordo com o supervisor de aperfeiçoamento e ensino da Guarda Municipal, Cleverson Gomes Casado, a atividade é uma reciclagem obrigatória desde a liberação para o porte de arma de fogo. O Decreto Federal n° 5.123, de 2004, prevê o cumprimento de 80 horas de capacitação. Em Londrina são ministradas mais de 100 horas devido às adaptações do cronograma e matérias para a realidade do Município.

“Além de cumprir o Decreto Federal, o curso atualiza os conhecimentos dos guardas municipais quanto às mudanças na legislação, nas normas e procedimentos de trabalho. Quanto mais conhecimento e treinamento eles tiverem mais confiantes ficam para atender à população”, explicou Casado.  

O curso foi promovido pela Secretaria de Defesa Social com turmas de cerca de 30 alunos. O primeiro ciclo teve início no segundo semestre de 2016 e está sendo finalizado agora. Os preparativos para o segundo ciclo começaram a ser planejados. Ele deve ter início em janeiro de 2018.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios