Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para aperfeiçoar cada vez mais o atendimento à comunidade, a Guarda Municipal de Londrina realizará na próxima segunda-feira (24), às 9 horas, as aulas da última turma do "Estágio de Qualificação Profissional", na sede do Tiro de Guerra, localizado na Avenida Salgado Filho, 1.334. Com a finalização desses trabalhos, os 350 guardas municipais de Londrina terão passado pela capacitação anual.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, a iniciativa é valiosa para a busca pelo aperfeiçoamento profissional. “Isso é muito bom para o Município e para o guarda municipal, porque ele adquire mais conhecimento para a execução de sua tarefa. Já temos uma Guarda Municipal vocacionada, em que 80% deles têm nível superior completo, mesmo assim temos a oportunidade de trazê-los de volta aos bancos escolares e trabalharmos em prol da formação do guarda-cidadão”, disse.

Durante a capacitação, os guardas municipais que já participaram desta qualificação atualizaram seus conhecimentos em diversas áreas, como em Direito Penal e Administrativo, Lei Maria da Penha, Defesa Civil, combate à incêndio, primeiros socorros, defesa pessoal, técnicas de abordagem e algemamento, segurança patrimonial, uso de tecnologias menos letais, polícia comunitária, educação ambiental, educação no trânsito, conduta de patrulhamento e armamento e tiro.

As aulas teóricas foram ministradas na sala de aula do Tiro de Guerra, sendo que o estande de tiro do local também foi aproveitado. As atividades práticas de combate à incêndio e primeiros socorros foram realizadas no Shopping Catuaí devido à infraestrutura do local.

Os ministrantes do curso foram os próprios guardas municipais habilitados, técnicos especializados na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), promotores públicos do Ministério Público do Paraná e pela juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero. Ao todo, foram 120 horas de aulas.

De acordo com o supervisor de aperfeiçoamento e ensino da Guarda Municipal, Cleverson Gomes Casado, a atividade é uma reciclagem obrigatória desde a liberação para o porte de arma de fogo. O Decreto Federal n° 5.123, de 2004, prevê o cumprimento de 80 horas de capacitação. Em Londrina são ministradas mais de 100 horas devido às adaptações do cronograma e matérias para a realidade do Município.

“Além de cumprir o Decreto Federal, o curso atualiza os conhecimentos dos guardas municipais quanto às mudanças na legislação, nas normas e procedimentos de trabalho. Quanto mais conhecimento e treinamento eles tiverem mais confiantes ficam para atender à população”, explicou Casado.  

O curso foi promovido pela Secretaria de Defesa Social com turmas de cerca de 30 alunos. O primeiro ciclo teve início no segundo semestre de 2016 e está sendo finalizado agora. Os preparativos para o segundo ciclo começaram a ser planejados. Ele deve ter início em janeiro de 2018.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.